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 Assunto da Mensagem: ui ui ui ui... onde é que tu vais?!!??!
MensagemEnviado: 25 set 2005, 13:38 
Vespinha
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Pessoal,
Quando voltei a agora para casa, ia ali na CREL a dar-lhe gás, quando de repente a frente começa a vibrar toda e a roda a querer saír do chão. Tive de lhe mostrar quem manda, mas a mota deu uns safanões valentes que não gostei nada (especialmente indo a 180)...

Que vos parece que seja?

a) Amortecedor da frente "fora de prazo" e a precisar recarga
b) Amortecedor traseiro a precisar afinação por estar muito "mole"
c) Não é defeito é feitio (se alguém responder esta hipótese leva na cabeça!)
d) Hummm... um amortecedorzinho de direcção é benvindo nas Hornet
e) Devias andar mais devagar! (tb leva na tola quem responder a esta)

Quando vinha a chegar a casa, e com bom piso, a mota aos 200 começou a fazer a mesma coisa... weird...

Já agora, 136kms com 1 depósito antes de entrar na reserva... que BEBERRONA!!! hehehe, fez 7,7l /100 (mea culpa :oops: )

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L4G4RT0, com Hornet azul (que original!!) de 2001


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MensagemEnviado: 25 set 2005, 13:51 
Vespão
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Bom isso é uma situação que pode mto bem acontecer se lhe andas a dar gatilho forte! A minha as vezes também me sai disparada e de roda da frente a trepidar coisa a que ja me habituei e principalmente na saida das curvas a full gaz!

Agora se vais a 200 e ha mta trepidaçao ja pode ser que haja aí qq coisita q nao esteja nas melhores condiçoes qdo vou a 200 ela vai a abanar bastante por causa do vento mas nao vai a frente a trepidar.

É preciso ter cuidado q eu a pala da frente da hornet ser mto leve e guinar facilmente ia espentado-me à grande pois apanhei lombas qdo acelerei e a gaja qdo posou a roda apanhou uma lomba e desatou a tremer por todos os lados q até os espelhos ficaram desregulados com a força que ela abanou. Isto na casa dos 140...

Voltando ao tema: em aceleraçoes grandes é normal que a frente trepide pois é mto leve no ar e falta-lhe o dito amortecedor de direcçao (coisa que se controla bem e te habituas. Convem ter atençao é ao estado do piso para nao te acontecer como a mim). Agora nao é normal é ir a 200 e a frente ir a trepidar que nem louca e o mais possivel é ser o piso ja irregular dos pneus. Eu antes de trocar de pneus a 80kmh se largasse o guiador aquilo abanava por todos os lados.

Suspensao da frente da hornet antes de 2005 ja se sabe é um verdadeiro cancro. Mas mudando o oleo para um mais espesso resolve bastante o problema.

Será que ajudei?
Abraço!


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MensagemEnviado: 25 set 2005, 14:52 
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Tava com vontade de escolher as opções c) e e) eheheheh :D , mas sou da opinião do vorlon principalmente a suspenção da frente, não é ponto forte......
Penso também que será melhor habituares-te primeiro á tua nina antes de a tentares levar ao limite ou então tás a ir contra o que disseste num outro tema aqui do fórum (Geral-ZZR 1400).
Abraços
LT


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MensagemEnviado: 25 set 2005, 15:53 
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Eu tb ia disser que poderia ser do pneu da frente estar nas últimas, pq realmente a essas velocidades o que normalmente treme é a cabeça. Pelo menos a minha vai ali certinha...

De resto uma ida ao Dr. Pode ajudar-te a resolver ou perceber melhor essa situação. Eu pessoalmente não aconselho o amortecedor de direcção na Hornet. Devido ao local onde fica metido em caso de acidente ou queda pode perfurar uma perna...

Vai dando noticias do que poderá ser.

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MensagemEnviado: 25 set 2005, 20:06 
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Amigos,

Para quem não entendeu bem: a frente ia normal e de repente numa passagem de caixa a cerca de 180 passou-se, talvez com alguma irregularidade do piso. Mas mesmo em bom piso, já uma ou outra vez senti a frente a vibrar e não é dos pneus. Uma coisa é vibração de pneus, outra é começar a sentir a direcção leve... A minha sensação é essa, de leveza da direcção. Como a mota está dificilmente me apanham a dar mais de 180.

Qto à questão de levar a nina ao limite... bolas, estamos a falar de aceleração em RECTA!! LOL... Eu já andei a 300 na Hayabusa, pelo que andar a 200 numa Hornet não considero que seja levá-la ao limite. Até uma XJ600 chega lá (ou quase lá)!

Estou de qualquer forma a aperceber-me das limitações, e é normal que assim seja (afinal vim de uma mota de onde poucos vêm para uma Hornet)... No entanto o facto de me aperceber rapidamente dessas limitações não me desmotiva. Apenas me leva a pensar se é defeito ou feitio. No meu caso penso que seja mais defeito, porque desde o 1º momento que a suspensão dianteira me pareceu "mole".

Vou- vos mantendo ao corrente da situação (para já não devo ter muito tempo para a levar ao mecânico, mas a manutenção-base devo fazê-la em breve aqui na minha garagem (mudar óleo, liquido de refrigeração, verificar pastilhas, etc).

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MensagemEnviado: 25 set 2005, 20:31 
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É feitio decerteza isso q tas a experienciar.


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MensagemEnviado: 25 set 2005, 20:59 
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Mais um voto para feitio. Parece-me um principio de tankslapper, resultado de pouco peso na roda da frente (sob aceleração ou efeito do vento a velocidades elevadas), da própria geometria da direcção e de alguma irregularigade no piso ou movimento mais desiquilibrado no guiador. Pode acontecer em qualquer mota mas claro mais dificilmente numa touring ou super-touring porque têm a distância entre eixos maior e uma direcção mais estável (angulo de rake maior se não me engano) e boa aerodinâmica (gera downforce para pôr a roda da frente no solo).

Isso acontecia-me imenso na XT600 quando andava em AE.


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MensagemEnviado: 25 set 2005, 23:14 
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O amortecedor traseiro está na posição "6" - parece-me exagerado. Poderá justificar-se uma configuração tão dura com a quilometragem elevada da mota? Ou seja, o anterior dono tentava compensar algum desgaste dos amortecedores com uma configuração mais dura? Não me parece. De qualquer modo provavelmente vou retirar-lhe 1 ou 2 pontos...

Por outro lado, ao retirar dureza no amortecedor, há mais tendência para a dianteira "descolar"... Vocês sentem-se seguros a 200 na mota? Eu sinceramente, ao sentir aquela vibração fico algo receoso e começo a largar punho (hehehe, se calhar ainda bem para mim) :wink:

Ah, e falando da XT, também experimentei uma XT660X e ela portou-se bem, mas pensando bem sobre o assunto, acho que a 180 a frente também ficou algo irrequieta...

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MensagemEnviado: 25 set 2005, 23:43 
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Eu ja andei a 200 sob chuva na AE e foi na boa!


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MensagemEnviado: 26 set 2005, 00:38 
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Bem a minha experiencia podera n servir de muito dado q sou proprietario de uma de 2005 já com suspensao dianteira invertida. É notorio que é mais rija mas muito mais precisa. alias, por vezes é a suspensao da frente (na minha mota) que mantem a trajectoria da mota a quando de uma travagem acentuada em piso irregular.

em velocidades na ordem dos 200, 220,240, n noto diferença nenhuma em particular na dianteria... obviamente eu abano que nem uma bandeira vermelha de praia, o capacete mais 10hm/h e vira ao contrario lol e a mota no seu conjunto sente a força do vento dado q por vezes perde 5 ou mais km/h so por causa do vento.

Suspensao traseira no 6????? no maximo?????? xiça!!!! a minha vem no 2 de origem e ja pensei em subir um nivel para a tornar mais precisa em curva. tem se falado em se colocar no nivel 5 dado q se nota q curva melhor, mas tb é preciso cuidado, pq se ela te foge um bocado passa-te a frente num instante e já foste. num circuito com bom piso acredito q seja um espectaculo, agora nas nossas estradas...

sugiro colocares a mota em configuraçoes tipo "default" e conheçe-la assim. depois começas a afinar a teu gosto.

p.s. tb sou membro dos "testamentos" lol

Abraço e vai dizendo coisas!

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Tiago Paixão


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MensagemEnviado: 26 set 2005, 01:40 
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Registado: 08 nov 2004, 01:07
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Localização: Lisboa
Hmmm 60 mil km se foram todos feitos em cidade e cidade tipo lisboa é bem possivel q esteja aí pronta para levar uma mola nova :|

Pianista n te esqueças q as nosas na suspensao de tras e tb o braço oscilante ja sao diferentes. A mola é mais rija e o braço oscilante levou reforço por causa disso mesmo. Se reparees os pontos de soldagem entre 2003 para cima com as de 2003 para tras nao tem nada a ver. A nossa leva mais metal para reforçar a rigidez do conjunto face a nova afinaçao da suspensao.

Boas curvas.


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 Assunto da Mensagem: Re: ui ui ui ui... onde é que tu vais?!!??!
MensagemEnviado: 26 set 2005, 11:33 
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Registado: 08 nov 2004, 09:09
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L4G4RT0 Escreveu:
Já agora, 136kms com 1 depósito antes de entrar na reserva... que BEBERRONA!!! hehehe, fez 7,7l /100 (mea culpa :oops: )

Fazer 136km a uma média de 7,7l/100 daria um depósito de 10,5l...
Enganaste-te aí algures nas contas.

Mas sim, a Hornet bebe bem a altas velocidades, fruto duma má aerodinâmica...

136km é a minha média com um depósito (12l) mas isso dá cerca de 9l/100...

Quanto à instabilidade...
não vale a pena comparar uma Busa com a Hornet...

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MensagemEnviado: 26 set 2005, 12:26 
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Registado: 16 set 2005, 12:55
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Nã fiz nada mal as contas :P

Qdo atestei o depósito meti cerca de 11 litros de gasosa e na altura já tinha +- 150kms percorridos (estou a arredondar os nºs pq já não me lembro)...

A reserva é que entrou aos 136...

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MensagemEnviado: 26 set 2005, 13:01 
Vespão
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Registado: 08 nov 2004, 01:07
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POisss esses arredondamentoss oh lagartoo EHHEHEHE

Entao e de resto ta-se a portar bem? Andas aí pelo transito que é uma maravilha com isto nao é?

Um abraço.


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MensagemEnviado: 27 set 2005, 15:51 
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Localização: Taguspark/Porto Salvo
Passei no meu mecânico (um confesso admirador de Hondas) e estive-lhe a mostrar a nina. Ele diz que o amortecedor da frente está sem dúvida a precisar de óleo novo e mais espesso para melhorar a rigidez. Também me recomendou retirar dureza da regulação traseira em 1 ou 2 pontos (passar ao 4 ou 5).

Neste momento tenho de ter algum cuidado a puxar p'la mota já que aquela frente é uma verdadeira bailarina em aceleração. Em curva a coisa ainda se aguenta, desde que não hajam ressaltos, mas estou a ver que até afinar tudo e trocar pneus não vou poder facilitar muito, nem acompanhar-vos nos curvões...

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MensagemEnviado: 11 Oct 2005, 00:46 
Vespa
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Registado: 04 dez 2004, 03:29
Mensagens: 459
Moto Actual: ex Hornet F2 actual CBR XX
Tás mal habituado... ;-)

A nossa nina é mesmo bailarina!! Se a comparares então com um comboio de estabilidade como a Hayabusa!!!

Abc

_________________
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Sombra, Saúde e Pau nas Nalgas...

Que Deus não pode dar tudo!!!


http://forum.hornetportugal.com/viewtopic.php?f=74&t=17174


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MensagemEnviado: 11 Oct 2005, 15:36 
Aspirante a Vespinha
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Registado: 11 jul 2005, 22:14
Mensagens: 49
Localização: Cacém / Sintra
Tenho uma solução para ti L4g4rto.

:!: QUE TAL ANDARES SEMPRE EM CAVALO?! :!:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

No Sábado do fim de semana passado fui dar uma volta com o meu vizinho que tem uma Hayabusa.
Resultado: para o poder acompanhar mais ou menos no Domingo fiquei de "molho" todo partido. :shock:
Não dá para comparar.....Mas se formos para cidade vamos ver quem brinca no meio dos carros :wink:

Espero que te abitues á tua nova nina.

_________________
Todo o cuidado é pouco!
Olhem por voçês e pelos outros.
E divirtam-se......


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MensagemEnviado: 17 Oct 2005, 17:28 
Vespinha
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Registado: 16 set 2005, 12:55
Mensagens: 63
Localização: Taguspark/Porto Salvo
MotardFeio Escreveu:
Tás mal habituado... ;-)

A nossa nina é mesmo bailarina!! Se a comparares então com um comboio de estabilidade como a Hayabusa!!!

Abc


Após mais uns kms na Hornet já consegui perceber que realmente não tenho nenhum problema na mota. É mesmo (mau) feitio ;) Requer alguma habituação, mas o truque é mesmo não abusar de velocidades elevadas (procurar tirar o gozo da mota até aos 160 / 180) e ter firmeza de punho nas passagens de caixa (ou fazer como os "pros" e passar sem usar embreagem - coisa que me recuso a fazer).

Irei fazer mesmo assim a mudança do óleo da suspensão frontal, mas apenas por uma questão de manutenção.

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