Data/Hora: 12 nov 2019, 01:47

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 18 mensagens ]
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: ui ui ui ui... onde é que tu vais?!!??!
MensagemEnviado: 25 set 2005, 13:38 
Vespinha
Vespinha

Registado: 16 set 2005, 12:55
Pessoal,
Quando voltei a agora para casa, ia ali na CREL a dar-lhe gás, quando de repente a frente começa a vibrar toda e a roda a querer saír do chão. Tive de lhe mostrar quem manda, mas a mota deu uns safanões valentes que não gostei nada (especialmente indo a 180)...

Que vos parece que seja?

a) Amortecedor da frente "fora de prazo" e a precisar recarga
b) Amortecedor traseiro a precisar afinação por estar muito "mole"
c) Não é defeito é feitio (se alguém responder esta hipótese leva na cabeça!)
d) Hummm... um amortecedorzinho de direcção é benvindo nas Hornet
e) Devias andar mais devagar! (tb leva na tola quem responder a esta)

Quando vinha a chegar a casa, e com bom piso, a mota aos 200 começou a fazer a mesma coisa... weird...

Já agora, 136kms com 1 depósito antes de entrar na reserva... que BEBERRONA!!! hehehe, fez 7,7l /100 (mea culpa :oops: )

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 13:51 
Vespão
Vespão

Registado: 08 nov 2004, 01:07
Bom isso é uma situação que pode mto bem acontecer se lhe andas a dar gatilho forte! A minha as vezes também me sai disparada e de roda da frente a trepidar coisa a que ja me habituei e principalmente na saida das curvas a full gaz!

Agora se vais a 200 e ha mta trepidaçao ja pode ser que haja aí qq coisita q nao esteja nas melhores condiçoes qdo vou a 200 ela vai a abanar bastante por causa do vento mas nao vai a frente a trepidar.

É preciso ter cuidado q eu a pala da frente da hornet ser mto leve e guinar facilmente ia espentado-me à grande pois apanhei lombas qdo acelerei e a gaja qdo posou a roda apanhou uma lomba e desatou a tremer por todos os lados q até os espelhos ficaram desregulados com a força que ela abanou. Isto na casa dos 140...

Voltando ao tema: em aceleraçoes grandes é normal que a frente trepide pois é mto leve no ar e falta-lhe o dito amortecedor de direcçao (coisa que se controla bem e te habituas. Convem ter atençao é ao estado do piso para nao te acontecer como a mim). Agora nao é normal é ir a 200 e a frente ir a trepidar que nem louca e o mais possivel é ser o piso ja irregular dos pneus. Eu antes de trocar de pneus a 80kmh se largasse o guiador aquilo abanava por todos os lados.

Suspensao da frente da hornet antes de 2005 ja se sabe é um verdadeiro cancro. Mas mudando o oleo para um mais espesso resolve bastante o problema.

Será que ajudei?
Abraço!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 14:52 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 13 jun 2005, 23:13
Moto Actual: a procura de uma MV Agusta
Tava com vontade de escolher as opções c) e e) eheheheh :D , mas sou da opinião do vorlon principalmente a suspenção da frente, não é ponto forte......
Penso também que será melhor habituares-te primeiro á tua nina antes de a tentares levar ao limite ou então tás a ir contra o que disseste num outro tema aqui do fórum (Geral-ZZR 1400).
Abraços
LT

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 15:53 
Vespão
Vespão

Registado: 08 nov 2004, 19:18
Moto Actual: Yamaha R1
Eu tb ia disser que poderia ser do pneu da frente estar nas últimas, pq realmente a essas velocidades o que normalmente treme é a cabeça. Pelo menos a minha vai ali certinha...

De resto uma ida ao Dr. Pode ajudar-te a resolver ou perceber melhor essa situação. Eu pessoalmente não aconselho o amortecedor de direcção na Hornet. Devido ao local onde fica metido em caso de acidente ou queda pode perfurar uma perna...

Vai dando noticias do que poderá ser.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 20:06 
Vespinha
Vespinha

Amigos,

Para quem não entendeu bem: a frente ia normal e de repente numa passagem de caixa a cerca de 180 passou-se, talvez com alguma irregularidade do piso. Mas mesmo em bom piso, já uma ou outra vez senti a frente a vibrar e não é dos pneus. Uma coisa é vibração de pneus, outra é começar a sentir a direcção leve... A minha sensação é essa, de leveza da direcção. Como a mota está dificilmente me apanham a dar mais de 180.

Qto à questão de levar a nina ao limite... bolas, estamos a falar de aceleração em RECTA!! LOL... Eu já andei a 300 na Hayabusa, pelo que andar a 200 numa Hornet não considero que seja levá-la ao limite. Até uma XJ600 chega lá (ou quase lá)!

Estou de qualquer forma a aperceber-me das limitações, e é normal que assim seja (afinal vim de uma mota de onde poucos vêm para uma Hornet)... No entanto o facto de me aperceber rapidamente dessas limitações não me desmotiva. Apenas me leva a pensar se é defeito ou feitio. No meu caso penso que seja mais defeito, porque desde o 1º momento que a suspensão dianteira me pareceu "mole".

Vou- vos mantendo ao corrente da situação (para já não devo ter muito tempo para a levar ao mecânico, mas a manutenção-base devo fazê-la em breve aqui na minha garagem (mudar óleo, liquido de refrigeração, verificar pastilhas, etc).

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 20:31 
Vespão
Vespão

É feitio decerteza isso q tas a experienciar.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 20:59 
Vespinha
Vespinha

Registado: 08 nov 2004, 13:29
Mais um voto para feitio. Parece-me um principio de tankslapper, resultado de pouco peso na roda da frente (sob aceleração ou efeito do vento a velocidades elevadas), da própria geometria da direcção e de alguma irregularigade no piso ou movimento mais desiquilibrado no guiador. Pode acontecer em qualquer mota mas claro mais dificilmente numa touring ou super-touring porque têm a distância entre eixos maior e uma direcção mais estável (angulo de rake maior se não me engano) e boa aerodinâmica (gera downforce para pôr a roda da frente no solo).

Isso acontecia-me imenso na XT600 quando andava em AE.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 23:14 
Vespinha
Vespinha

O amortecedor traseiro está na posição "6" - parece-me exagerado. Poderá justificar-se uma configuração tão dura com a quilometragem elevada da mota? Ou seja, o anterior dono tentava compensar algum desgaste dos amortecedores com uma configuração mais dura? Não me parece. De qualquer modo provavelmente vou retirar-lhe 1 ou 2 pontos...

Por outro lado, ao retirar dureza no amortecedor, há mais tendência para a dianteira "descolar"... Vocês sentem-se seguros a 200 na mota? Eu sinceramente, ao sentir aquela vibração fico algo receoso e começo a largar punho (hehehe, se calhar ainda bem para mim) :wink:

Ah, e falando da XT, também experimentei uma XT660X e ela portou-se bem, mas pensando bem sobre o assunto, acho que a 180 a frente também ficou algo irrequieta...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 25 set 2005, 23:43 
Vespão
Vespão

Eu ja andei a 200 sob chuva na AE e foi na boa!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 26 set 2005, 00:38 
Vespão
Vespão

Registado: 04 jul 2005, 23:31
Moto Actual: H600 F5
Bem a minha experiencia podera n servir de muito dado q sou proprietario de uma de 2005 já com suspensao dianteira invertida. É notorio que é mais rija mas muito mais precisa. alias, por vezes é a suspensao da frente (na minha mota) que mantem a trajectoria da mota a quando de uma travagem acentuada em piso irregular.

em velocidades na ordem dos 200, 220,240, n noto diferença nenhuma em particular na dianteria... obviamente eu abano que nem uma bandeira vermelha de praia, o capacete mais 10hm/h e vira ao contrario lol e a mota no seu conjunto sente a força do vento dado q por vezes perde 5 ou mais km/h so por causa do vento.

Suspensao traseira no 6????? no maximo?????? xiça!!!! a minha vem no 2 de origem e ja pensei em subir um nivel para a tornar mais precisa em curva. tem se falado em se colocar no nivel 5 dado q se nota q curva melhor, mas tb é preciso cuidado, pq se ela te foge um bocado passa-te a frente num instante e já foste. num circuito com bom piso acredito q seja um espectaculo, agora nas nossas estradas...

sugiro colocares a mota em configuraçoes tipo "default" e conheçe-la assim. depois começas a afinar a teu gosto.

p.s. tb sou membro dos "testamentos" lol

Abraço e vai dizendo coisas!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 26 set 2005, 01:40 
Vespão
Vespão

Hmmm 60 mil km se foram todos feitos em cidade e cidade tipo lisboa é bem possivel q esteja aí pronta para levar uma mola nova :|

Pianista n te esqueças q as nosas na suspensao de tras e tb o braço oscilante ja sao diferentes. A mola é mais rija e o braço oscilante levou reforço por causa disso mesmo. Se reparees os pontos de soldagem entre 2003 para cima com as de 2003 para tras nao tem nada a ver. A nossa leva mais metal para reforçar a rigidez do conjunto face a nova afinaçao da suspensao.

Boas curvas.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: ui ui ui ui... onde é que tu vais?!!??!
MensagemEnviado: 26 set 2005, 11:33 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 08 nov 2004, 09:09
L4G4RT0 Escreveu:
Já agora, 136kms com 1 depósito antes de entrar na reserva... que BEBERRONA!!! hehehe, fez 7,7l /100 (mea culpa :oops: )

Fazer 136km a uma média de 7,7l/100 daria um depósito de 10,5l...
Enganaste-te aí algures nas contas.

Mas sim, a Hornet bebe bem a altas velocidades, fruto duma má aerodinâmica...

136km é a minha média com um depósito (12l) mas isso dá cerca de 9l/100...

Quanto à instabilidade...
não vale a pena comparar uma Busa com a Hornet...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 26 set 2005, 12:26 
Vespinha
Vespinha

Nã fiz nada mal as contas :P

Qdo atestei o depósito meti cerca de 11 litros de gasosa e na altura já tinha +- 150kms percorridos (estou a arredondar os nºs pq já não me lembro)...

A reserva é que entrou aos 136...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 26 set 2005, 13:01 
Vespão
Vespão

POisss esses arredondamentoss oh lagartoo EHHEHEHE

Entao e de resto ta-se a portar bem? Andas aí pelo transito que é uma maravilha com isto nao é?

Um abraço.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 27 set 2005, 15:51 
Vespinha
Vespinha

Passei no meu mecânico (um confesso admirador de Hondas) e estive-lhe a mostrar a nina. Ele diz que o amortecedor da frente está sem dúvida a precisar de óleo novo e mais espesso para melhorar a rigidez. Também me recomendou retirar dureza da regulação traseira em 1 ou 2 pontos (passar ao 4 ou 5).

Neste momento tenho de ter algum cuidado a puxar p'la mota já que aquela frente é uma verdadeira bailarina em aceleração. Em curva a coisa ainda se aguenta, desde que não hajam ressaltos, mas estou a ver que até afinar tudo e trocar pneus não vou poder facilitar muito, nem acompanhar-vos nos curvões...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 11 Oct 2005, 00:46 
Vespa
Vespa

Registado: 04 dez 2004, 03:29
Moto Actual: ex Hornet F2 actual CBR XX
Tás mal habituado... ;-)

A nossa nina é mesmo bailarina!! Se a comparares então com um comboio de estabilidade como a Hayabusa!!!

Abc

Que Deus não pode dar tudo!!!

http://forum.hornetportugal.com/viewtopic.php?f=74&t=17174

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 11 Oct 2005, 15:36 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 11 jul 2005, 22:14
Tenho uma solução para ti L4g4rto.

:!: QUE TAL ANDARES SEMPRE EM CAVALO?! :!:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

No Sábado do fim de semana passado fui dar uma volta com o meu vizinho que tem uma Hayabusa.
Resultado: para o poder acompanhar mais ou menos no Domingo fiquei de "molho" todo partido. :shock:
Não dá para comparar.....Mas se formos para cidade vamos ver quem brinca no meio dos carros :wink:

Espero que te abitues á tua nova nina.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 17 Oct 2005, 17:28 
Vespinha
Vespinha

MotardFeio Escreveu:
Tás mal habituado... ;-)

A nossa nina é mesmo bailarina!! Se a comparares então com um comboio de estabilidade como a Hayabusa!!!

Abc

Após mais uns kms na Hornet já consegui perceber que realmente não tenho nenhum problema na mota. É mesmo (mau) feitio ;) Requer alguma habituação, mas o truque é mesmo não abusar de velocidades elevadas (procurar tirar o gozo da mota até aos 160 / 180) e ter firmeza de punho nas passagens de caixa (ou fazer como os "pros" e passar sem usar embreagem - coisa que me recuso a fazer).

Irei fazer mesmo assim a mudança do óleo da suspensão frontal, mas apenas por uma questão de manutenção.

Resposta com citações  
Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 18 mensagens ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.