Data/Hora: 22 nov 2019, 16:34

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 2   [ 32 mensagens ]
Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: shimming...
MensagemEnviado: 26 fev 2006, 05:16 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 26 fev 2006, 04:59
A sua hornet já te surpreendeu com o "shimming", quando passa por algum piso irregular a direção começa a bater alternadamente de um lado para o outro, até que vc consiga controlar ou até que vc vá para o chão?

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 01 mar 2006, 20:11 
Vespinha
Vespinha

Registado: 06 mai 2005, 11:59
há saida de uma curva com piso irregular a dar-lhe gas já abanou com força, mas nunca chegou a bater de ponta a ponta.

e aconteceu-me na "CRIL" (leia-se via rapida de piso irregular) a enrrolar punho a fundo, a direcção começou a abanar ligeiramente, desde a 2ª velocidade até 4ª... e como não parava, :) achei melhor desacelerar, acho que foi uma opção sensata.

de resto normal.

abraços

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Shimming
MensagemEnviado: 01 mar 2006, 22:46 
Vespão
Vespão

Registado: 08 nov 2004, 01:07
Gabriel Escreveu:
A sua hornet já te surpreendeu com o "shimming", quando passa por algum piso irregular a direção começa a bater alternadamente de um lado para o outro, até que vc consiga controlar ou até que vc vá para o chão?

Sim pode acontecer com buracos ou lombas e outras irregularidades. Ja tive um abanao tao grande que ate os espelhos ficaram desajustados. O normal acontecer é em aceleraçao q é qdo q frente fica mais leve. A partida se for em velocidade constante nao acontece.

Soluçao comprar amortecedor de direcçao.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Shimming
MensagemEnviado: 02 mar 2006, 10:51 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 06 jan 2006, 11:05
v0rlon Escreveu:
(...)O normal acontecer é em aceleraçao q é qdo q frente fica mais leve. A partida se for em velocidade constante nao acontece.

Soluçao comprar amortecedor de direcçao.

Correcto e afirmativo António Macedo.

azzzta

6º48'22.33'' E
2802m

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 02 mar 2006, 18:57 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 26 fev 2006, 22:08
sim!

mas para quem não quer gastar dinheiro no amortecedor tem sempre como hipotese baixar a frente ou seja aliviar os parafusos das mesas de direcção de forma a que as bainhas subam não mais do que 5 mm.

assim consegue-se uma frente mais incisiva e presa ao chão com a agravante de que conduz-se um pouco mais em cima do guiador.

resulta para os chimming.

abraço

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 05 mar 2006, 23:26 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 08 nov 2004, 01:26
Nada que não seja normal... dependendo das situações, piso, esgalhadela de acelerador...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 16 mar 2006, 12:39 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 08 mar 2006, 10:49
meus amigos ñ querendo ofender nng, apelo só ao facto de terem em atenção q a nossa mota possui travões flutuantes e isso nota-se na direcção! abraço e sempre a curvar!!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 16 mar 2006, 14:19 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 26 ago 2005, 12:10
Moto Actual: Hornet 600 FX 1999/CBR 1000 rr
nelinho escreveu:
Citar:
meus amigos ñ querendo ofender nng, apelo só ao facto de terem em atenção q a nossa mota possui travões flutuantes e isso nota-se na direcção! abraço e sempre a curvar!!

Não porque é que isso iria ofender alguém ? :wink:

Penso que tambem tem muito a ver com a calibração das rodas. No caso, a mota tambem faz, +/- aos 70 - 80 depois de 2 a 3 segundos se largar as maos, mas nada de muito bruto....

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 mar 2006, 03:08 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 07 jul 2005, 16:40
isso aconteceu comigo, acelerando forte de um pedágio, 1a, 2a, 3a, 4a.... peguei umas ondulações e a frente começou a balançar forte, eu não conseguia estabilizar mas felizmente parou depois que as ondulações acabaram.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 30 mar 2006, 15:34 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 09 nov 2004, 12:01
Citar:
...No caso, a mota tambem faz, +/- aos 70 - 80 depois de 2 a 3 segundos se largar as maos do guiador, mas nada de muito bruto....

Aconteçe-me isso, mas tenha-mos em conta que o pneu, embora ainda tenha rasto, está já a pedir a mudança.
Não vejo que a solução milagrosa seja o amortecedor de direcção, pois para a condução maioritáriamente citadina que faço acho-o incomodativo.

Cumps

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 30 mar 2006, 18:35 
Vespinha
Vespinha

Registado: 20 jan 2005, 21:43
Os discos flutuantes so servem para separar as pastilhas dos discos qd s deixa d travar para haver menos atrito.
Tenham muita atençao a pressao do pneu da frente e ao seu estado.
+ vale 1 pouco vazio (ao aquecer ele fica bom devido a temperatura de ar dentro do pneu) do q muito cheio (salta em vez de absorver as irregularidades do piso)
Amortecedor de direcçao...sem duvida alguma!
Pra quem ainda ñ tem...reajustar os rolamentos da direcçao.(assim q apanhei o meu primeiro susto foi o q fiz logo de seguida)

ps:s ñ souberem o q estao a fazer aconselho vivamente a ñ o fazer pq ele s ficar apertado d mais ou a contraporca do rolamento s desapertar podem fazer uma curva em frente devido a direcçao ter bloqueado :?

Abraço :twisted:

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 14:05 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

meu amigo começas o teu parágrafo mto mal, pois discos flutuantes ñ é nada disso!! tb ñ estou disposto a ensinar-te o q é mas realmente acho q qd ñ se sabe o q se diz é favor nem dizer qt mais escrever!!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 14:25 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 08 nov 2004, 11:29
Meus amigos, ora como ninguem nasce ensinado, vamos aprendendo com o pouco de sabedoria de cada um. Como criticar já vi que sabes, então ensina-nos o que são discos flutuantes pois eu tambem não o sei e gostava de aprender. Isto é um forum onde se partilha e troca ideias e sabedorias com criticas construtivas. Se sabes o que são discos flutuantes então partilha a tua sabedoria connosco, porque criticar quem tenta explicar e nada acrescentar tb mais vale fikar calado ou nada escrever....

Isto é apenas a minha opinião e sem querer ofender ninguem...

Aguardo uma explicação do que são discos flutuantes...

Abraços

Ricardo Gamito
GSXR-600 K5
EX-HORNET 1998
http://rgamito.hi5.com/
Imagem

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 14:41 
Vespão
Vespão

Registado: 08 nov 2004, 01:07
RGAMITO Escreveu:
Meus amigos, ora como ninguem nasce ensinado, vamos aprendendo com o pouco de sabedoria de cada um. Como criticar já vi que sabes, então ensina-nos o que são discos flutuantes pois eu tambem não o sei e gostava de aprender. Isto é um forum onde se partilha e troca ideias e sabedorias com criticas construtivas. Se sabes o que são discos flutuantes então partilha a tua sabedoria connosco, porque criticar quem tenta explicar e nada acrescentar tb mais vale fikar calado ou nada escrever....

Isto é apenas a minha opinião e sem querer ofender ninguem...

Aguardo uma explicação do que são discos flutuantes...

Abraços

Faço das palavras do Gamito minhas.
Este fórum é um ponto de partilha de conhecimentos, vivências e de amizade. Tens agora mais gente interessada numa dissertação sobre esse tema visto que já sabes tanto sobre o assunto.

Mais um a aguardar dissertação!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 14:43 
Vespinha
Vespinha

Registado: 17 jan 2005, 21:49
Boas,

Pois é o Nelinho, vou ter de concordar com o Gamito.

Criticas o Xinoka por escrever sem saber...erros todos cometemos.

Um aluno quando responde a um teste, pode nao ter a certeza da resposta mas responde na mesma. Nao vejo grande mal nisso.

O Xinoka estava convencido que sabia mas afinal nao sabe...nao tem mal nenhum.

O que eu acho realmente estupido e voltando ao exemplo anterior, é um professor corrigir um aluno dizendo: "Olha lá, esta resposta que deste está errada...mas deixa la que tambem nao te vou dizer qual é a correcta!!!" Achas isto bem??? Pois foi exactamente o que fizeste.

Das-te ao trabalho de vir "postar" so para dizer que o homem esta errado e depois nao o corriges??!! Sim senhor, se todos fossem assim é que era bonito.

Abracos

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 15:00 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 27 fev 2006, 00:55
Moto Actual: Hornet 600 05
E mais, depois do que já li do Xinoca em relação a motores e alterações, colocando o parafuso aqui e dando de beber água à bicha, olha que nem que ele me dissesse que a Hornet dele andava a mijo, eu acreditava nele :lol: .
Pah, estiveste um bocadito mal, Nelinho, não só pela crítica negativa demasiado pesada, como pelo facto de não teres explicado logo o que era. Já viste como o post do Xinoca era enorme? Ele deu-se ao trabalho de tentar explicar as coisas a nós, leigos, e deve ter perdido muito tempo com isso...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 15:06 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 15 nov 2004, 22:23
Moto Actual: Mito/Scrambler/R1200S
Joao Vieira Escreveu:
...tem sempre como hipotese baixar a frente ou seja aliviar os parafusos das mesas de direcção de forma a que as bainhas subam não mais do que 5 mm.

Essa alteração reflecte-se em toda a ciclistica da moto.
Não é uma alteração linear..
Ou seja, o que pode resultar para o teu peso e altura poderá não resultar para outro condutor...

:roll:

Não sei se aquilo que voçês chamam de "chimming" é o mesmo que "tanksplapping"...
Ou seja, o guiador "sacudir" em saida de curva ou mesmo em linha recta..

Esse fenómeno pode acontecer por diversos factores:

- Pneu vazio
- Pneu defeituoso ou triangular (gasto)
- Disco empenado (quando acontece em travagem)
- Jante empenada
- Mesa de direcção folgada e/ou com rolamentos gripados

Infelizmente, é muito comum estes problemas na caixa de direcção aparecerem devido a má manutenção.

São poucos os mecânicos que se lembram de lubrificar correctamente e retirar a folga com uma chave dinamometrica.

Quanto á situação dos discos flutuantes..

Hoje em dia por motivos de custo, practicamente todos os discos são deste tipo!

Designam-se por discos flutuantes aqueles em que a parte que encosta a pastilha é feita dum diferente material da parte que aparafusa na jante.

Imagem

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 15:11 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

bem vocês (gamito e vorlon) estão escamados cmgo mas penso q ñ vos ofendi em nd! resp ao xinoca pq ñ é a 1ª vez q me corrige sem sucesso, mas vejamos: qd ele diz q discos flut servem p separar as pastilhas dos discos, isso nem lógica tem, pois esse espaço podia ser a morte do artista (mesmo por 0,005mm)! esses tais discos chamam-se flutuantes para q com o aquecimento da travagem nunca partam, pois existe 1 folga entre o disco e a roda! já agora ñ tentei criticar ninguem ok? qt a dissertação é qd alguém se debate e obtém conhecimento de algo com bases em mat filosófica ou cientifica, o q ñ é o meu caso! abraços a tds e tenham calma na escrita ñ na estrada!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 15:17 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 16 mar 2006, 19:13
meu pai jah dizia a muito tempo... todo conhecimento que nao se pode passar a diante nao eh conhecimento...

bem nelinho...a unica coisa q me leva a pensar nao explicando o q eh...eh q tb nao sabe o q sao discos flutuantes... e jah q a capacidade de crtica anda alta por ai.... explico eu daki msmo.... afinal.... este eh meu maior interesse ajudar e ser ajudado... afinal..msmo sem ter uma hornet fui mtu bem recebido aki neste forum por todos... e principalmente pelo xinoka...q chegando um desconhecido..q nem da terrinha eh... dando opniao no projeto dele...bem...vamos aos freios (travoes...hehehe)

os discos flutuantes foram adotados qdo os engenheiros perceperam q com as vibraçoes e torçoes de todo o sistema dianteiro... as pastilhas e os discos se desalinhavam gerando perda de atrito (nada interessante para um travao), desagaste irregular, fading (?!? eh assim q escreve?-perda de eficiencia por temperatura e vitrificaçao da pastilha por causa da pressao e temperatura[afinal..qdo of freio{travao} naum responde q fazemos..apertasse mais um poukito..hehe] )..e blah blah blah...

ou seja...descobriram q se o disco pusse se movimentar um pouco para acompanhar as torçoes e se manter alinhado com a pastilha...haveria grande ganho em desempenho....

tai a explicação dos travoes pra quem quiser saber....
qqr duvida me contate pelo msn....

abraços a todos...e q este tipo de atitude(criticas nada construtivas) esteja bem longe de todos nos...

(pessoal..eh marcellus msmo...no documento eh marcelo)

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 31 mar 2006, 18:40 
Vespinha
Vespinha

Registado: 20 jan 2005, 21:43
É triste ver posts como o do nelinho...tamos ca uns pos outros!
Soube da boca de outros e ja lhe vou dizer q o q m dice esta errado.
Adoro q m digam q estou errado e debater sobre o assunto.Ai o MarceLLus q diga hehehe :wink:
RGAMITO =D>
so + uma coisa...nelinho..ja sei o q dizer ao pessoal qd ficar para tras a fazer uma curva! :lol: "epa,os discos e tal..tao a ver?!" :-({|=

Resposta com citações  
Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 2   [ 32 mensagens ]
Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.