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 Assunto da Mensagem: [DIY] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 26 ago 2014, 23:02 
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Pois bem, ultimamente tenho percebido que muitos motard's não sabe ou desconhecem totalmente que a corrente de transmissão tem afinação e deve ser apertada quando necessário.
Tirei umas fotos aos dois tipos de sistemas de afinação que existem nas Hornet's de 1998 até 2013.
Não existe um tempo ou um uma quilometragem para a afinação da folga da corrente, essa avaliação terá de ser feita pelo usuário, cada vez que anda na mota.
Se virem que a folga da corrente ultrapassa os 3cm, terá se ser afinada para prolongar o tempo de vida do vosso kit de transmissão.


No sistema das Hornet's de 1998 até 2006, é usado dois veios com 2 porcas cada para afinação da posição da roda, que estão no braço oscilante apontado para trás. Através destes veios pode-se chegar a roda mais para a frente ou mais para trás.
Se a corrente estiver larga, será preciso puxar a roda mais para trás, ou seja, terá de se apertar as porcas nos veios.

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Em primeiro lugar devemos assegurar que a mota está desengatada, depois desaperta-se o veio central da jante, através da porca grande (27mm) com uma chave de caixa na cruzeta que está do lado do disco de travão, poderá ser preciso segurar com uma chave de luneta ou mesmo de caixa de 19mm do lado contrário. Basta aliviar, não é preciso tirar a porca totalmente.
Depois temos 2 porcas por afinador, a interior (14mm) de aperto/afinação, e a exterior que é a contra porca (12mm), ou seja, serve apenas para a interior não se desapertar com a turpidação.
Com uma chave de bocas 14 segura-se na porca interior, e com outra chave de bocas 12 desaperta-se a porca exterior (contra porca), nunca deixando a interior rodar.
Depois disso temos a contra porca desapertada e desencostada da porca interior. Efetuamos a mesma operação no outro lado do braço oscilante.

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Temos uma escala com uns tracinhos, que serve para nos guiarmos, para sabermos que a roda está bem centrada.
Se a roda estiver mais para dentro de um lado do que do outro, alem de se notar isso na condução (a mota irá fugir para um dos lados), vai desgastar prematuramente todo o kit de transmissão (corrente, cremalheira e pinhão de atraque).
Nessa escala podemos também encontra um desenho de quando o kit de transmissão está bom e de quando terá de ser efetuado a sua troca (quando a corrente já esticou além do seu limite de material)

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Apenas a porca interior irá permitir a afinação da distancia da roda, e por sua vez, a corrente estar mais ou menos apertada.
Se for apertada a por interior (14mm) puxará a roda mais para fora e assim esticará a corrente, se for desapertada e a roda puxada à mão para dentro, a corrente irá ficar mais larga.
Eu costumo certificar-me antes se a roda está centrada antes da afinação, e depois aperto a porca em 1/4 de volta em cada lado e vou controlando como está a corrente.
A folga da corrente deverá oscilar entre a posição que se encontra e puxando para cima entre 2 a 3cm. Eu pessoalmente gosto de a ter nos 2cm.

Corrente na posição normal
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Corrente puxada para cima
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Como se percebe pelas fotos a corrente na posição normal estava nos 5cm (medida base que arranjei ao calhas), e puxada para cima vai para os 3cm marcado na fita métrica, ou seja, apenas usei a fita métrica para vos mostrar a folga ideal da corrente, que é de 2cm.

Depois de afinada a folga, aperta-se contra porca (12mm), segurando na porca interior (14mm). Depois da contra porca apertada, a porca interior irá estar "prensada" entre o suporte do afinador e a contra porca, sendo assim impossível desapertar-se em andamento.
Por fim, volta-se a apertar o veio da roda e confirma-se a folga da corrente.



No sistema das Hornet's de 2007 até 2013 as únicas diferenças residem no afinador, é mais simples que o anterior.

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Será apenas necessário desapertar a porca grande do veio da roda com uma cruzeta e chave de caixa 32mm e segurar com uma 27 de luneta, depois com uma chave de 8mm, poderá ser de luneta ou de caixa com um roquete pequeno, aperta-se ou desaperta-se o parafuso de afinação.
Este sistema não tem contra porca, é apenas apertar o parafuso tendo em atenção o mesmo sistema da escala por traços (estão do lado de cima do afinador), e ir rodando em 1/4 de voltas em cada parafuso de cada lado para esticar a corrente, ou desapertando o parafuso para aliviar a folga da corrente.

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Parece mais difícil do que é, senão se sentirem à vontade para o fazerem sozinhos, peçam ajuda para supervisionar a uma pessoa que já o saiba fazer.
E no meio disto não se esqueçam que as correntes de transmissão se lubrificam a cada 300km com o tempo seco e a cada 100km em tempo de chuva.

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Editado pela última vez por CBR666 em 14 Oct 2014, 22:03, num total de 1 vez.

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 27 ago 2014, 09:51 
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Excelente tópico Tiago...

Existe muita gente que não sabe afinar a tensão da corrente, e aqui está na perfeição como o fazer!! :D

Um grande obrigado.

Abraço e boas curvas

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 27 ago 2014, 10:15 
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Muito bom mesmo!! 8)

Obrigado pela partilha!! :boa:

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 27 ago 2014, 11:32 
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Bom Tópico!

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 28 ago 2014, 00:04 
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Obrigado malta. É bem verdade, 60 ou 70% de quem anda de mota não sabe ajustar a folga da corrente, que é um serviço que é para ser feito pelo usuário.

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 28 ago 2014, 18:51 
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impecável tiago! nada como uma explicação pormenorizada de um homem que trabalha diariamente com cuidado nas motas do pessoal!
abraço

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 31 ago 2014, 23:28 
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A todos aquele que andei a lixar a cabeça no encontro nacional... Está aqui o tópico com as indicações para qualquer um fazer!!!!
Pato, agora já não tens desculpa!!! :axe:

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 01 set 2014, 07:07 
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Em tempos disseram-me que essa afinação devia ser feita com o peso do condutor em cima pois isso muda a folga existente. Isso tem diferença?

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Vai dar uma curva


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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 01 set 2014, 22:12 
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Epá se o usuário pesar 120 ou 150 kg, secalhar aí é melhor rever a folga dos 2cm para os 3 ou 3,5cm.

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 02 set 2014, 11:57 
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Boa dica :supz:

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 02 set 2014, 23:45 
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Boas!!!

O rapaz das primeiras fotos tem de trocar a corrente! :finga:

Belas chapas :) e excelentes dicas!!!

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 03 set 2014, 15:25 
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8-)

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Boas curvas!


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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 03 set 2014, 22:13 
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Muito bom ;)

só uma duvida, é preciso o "macaco" ou dá para fazer apenas com o cavalete?


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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 03 set 2014, 22:17 
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Podes fazer com o descanso lateral :idea:

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Boas curvas!


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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 04 set 2014, 13:56 
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exacto, não vai em volta és capaz de dar umas "pancadas" no pneu se avançares muito e tens que voltar atrás na afinação. ;)
muito facil de fazer.
abraço

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 04 set 2014, 20:05 
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Boas..

E mais acrescento, que quem quiser usar uma chave dinamométrica para apertar a porca do eixo, pelo menos para os modelos de 2007-2013, o valor de aperto será de 98nm.

Sem chave dinamométrica.. apertar até não conseguir girar mais, e depois aquela sacudidela para firmar bem.. lol

Abraço

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Boas curvas!


Editado pela última vez por tiagovsilva em 05 set 2014, 08:54, num total de 1 vez.

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 Assunto da Mensagem: Re: [D.I.Y.] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 04 set 2014, 20:07 
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também se aplica. :supz:

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 02 mar 2015, 22:32 
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Excelente L&L :)

Boa dica ;)

Abraço e boas curvas :supz:

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:supz: VIZITEM http://WWW.CARPEMOTO.NET E CARREGUEM NAS PUBLICIDADES PARA ME AJUDAREM A ARRANJAR A MOTA ;) ABRAÇO A TODOS ;) :supz:

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 03 mar 2015, 20:40 
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Registado: 18 jun 2012, 18:07
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Mais um excelente tópico de quem sabe e gosta de partilhar!

Obrigado

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Muita força de vontade e alguma vontade de fazer força![/color]
Ricardo


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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] Como afinar a folga da corrente de transmissão
MensagemEnviado: 04 mar 2015, 13:23 
Horneteiro
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Registado: 08 jun 2012, 22:38
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Moto Actual: Hornet 600 F10
Excelente tópico \:D/
Mais fácil... e difícil [:rickyride:]

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