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 Assunto da Mensagem: [DIY] Como lubrificar a corrente de transmissão.
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 01:07 
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O que se pretende com este tópico é explicar a forma correcta de lubrificar a corrente de transmissão.

Antes de mais gostava de elucida-vos sobre os tempos de lubrificação.
Em tempo seco (sem chuva) a lubrificação deve-se proceder em média a cada 300km, e no caso de tempo chuvoso a lubrificação deverá proceder-se a cada 100km ou até menos ainda.

Muito importante será efectuar a lubrificação com a corrente a "quente", ou seja, depois de circularem quando chegarem à garagem ou parqueamento, porque aí a corrente está quente de vir a trabalhar nos seus componentes (pinhão e cremalheira) e será a melhor altura para o lubrificante ser aplicado, devido à temperatura dos materiais o lubrificante infiltrar se-a nos elos e o-rings da corrente mais facilmente.

Outra situação será perceber onde aplicar e como o lubrificante, vou colocar duas fotos em baixo com a maneira correcta e a incorrecta e explicar as razões.


Imagem
Forma correcta: É a parte interior da corrente que está em contacto com o pinhão de ataque e com a cremalheira, será essa parte que precisará de lubrificação.



Imagem
Forma incorrecta: Lubrificar a corrente pela parte exterior originará a que exista grande desperdício de lubrificante, que em andamento irá sujar a jante e pneu, e não estarão a lubrificar a corrente correctamente onde ela mais precisa.


Toda esta operação se torna bem mais fácil com um cavalete, levantam a mota em seguida ligam-na e com os descaso recolhido, engatam a 1ª relação da caixa largam a embreagem e lubrificam a corrente durante 3/4 voltas, não é necessário mais.
No caso de ainda não terem um cavalete, podem sempre pedir ajuda a terceiros, inclinando a mota com descaso e roda da frente no chão de maneira que a trás fique no ar, depois outra pessoa vai rodando a roda à mão e lubrificando a corrente.

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Editado pela última vez por CBR666 em 08 Oct 2014, 23:04, num total de 3 vezes.

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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 01:39 
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Costumo fazer isto a cada 500km e, de facto, em tempo de chuva, é melhor encurtar os prazos.

Se fosse possível, podias mostrar em foto ou video qual o melhor modo de limpar a corrente. Essa parte é mais complicada, principalmente para quem não tem garagem própria (meu caso).

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É melhor ter sorte do que perícia.


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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 09:41 
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Excelente DIY Tiago, muito obrigado!! já tinha conhecimento, mas acredito que muitos não o sabem fazer correctamente.

Um abraço e boas curvas

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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 12:37 
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Ok, isso é numa CBR, e numa mota ?? como é que se faz?? [:lol:] [:lol:] [:lol:] [:lol:]

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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 12:44 
Horneteiro
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Registado: 07 abr 2009, 07:29
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Obrigado pela dica Tiago.

Por acaso eu faço assim...

Mas decerto continua a haver pessoal que pode não saber.

Abraço,
Luis


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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 13:01 
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Boas

Fixe, já aprendi alguma coisa hoje. Não é assim que faço mas vou passar a fazer, a ver se deixo de borrar a jante e o pneu.

Abraço

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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 18:53 
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muito bem!
vou apenas acrescentar que em vez de andarmos a contar km, podemos sempre verificar a corrente e se esta apresenta brilho ou não.
se não apresentar brilho, basta rodar uma volta completa de produto lubrificante seguindo os exemplos explicados pelo tiago.
boas manutenções!

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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 14 jan 2014, 23:15 
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Icterio Escreveu:
Costumo fazer isto a cada 500km e, de facto, em tempo de chuva, é melhor encurtar os prazos.

Se fosse possível, podias mostrar em foto ou video qual o melhor modo de limpar a corrente. Essa parte é mais complicada, principalmente para quem não tem garagem própria (meu caso).


Boas companheiro.
Existem latas de spray próprias para efectuar a limpeza das correntes, essas latas tem um pincel na ponta gênero escova. Pressionando o "botão" do spray e fazendo movimentos a favor da corrente para trás e para a frente e rodando a roda a mão. Isto tudo se tornará mais fácil com a mota em cima do cavalete.

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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 15 jan 2014, 00:52 
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Registado: 04 fev 2013, 21:48
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CBR666 Escreveu:
Boas companheiro.
Existem latas de spray próprias para efectuar a limpeza das correntes, essas latas tem um pincel na ponta gênero escova. Pressionando o "botão" do spray e fazendo movimentos a favor da corrente para trás e para a frente e rodando a roda a mão. Isto tudo se tornará mais fácil com a mota em cima do cavalete.



Interessante, não conhecia. Mas o spray só "desengordura" e depois tira-se tudo com água?
Outra questão, suponho que deve fazer bastante sujidade para o chão (tenho a mota numa garagem subterranea, e o dono ia passar-se se eu sujasse o chão todo...)
Também já pensei em levar a mota a alguma garagem que fizesse algumas dessas limpezas. Pode ser uma solução.

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 Assunto da Mensagem: Re: Como lubrificar a corrente de transmissão
MensagemEnviado: 15 jan 2014, 11:27 
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Icterio Escreveu:
suponho que deve fazer bastante sujidade para o chão (tenho a mota numa garagem subterranea, e o dono ia passar-se se eu sujasse o chão todo...)


Eu nunca limpei a corrente, mas quando estou a trabalhar alguma coisa na mota na garagem que é como a tua, tenho um pano grande que é das motas.
No caso de teres cavalete, é só meter o pano por baixo .. pode ficar uma mancha ou outra se passar o pano, mas em principio o pano absorve tudo.
A ultima vez que fiz isso foi quando andei a limpar o farol de trás por dentro, também já usei para tirar oleo a mais que tinha a 125 que veio da revisão de um sapateiro na Praça de Espanha.
Tem funcionado :-)

Abraço e boas curvas

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] como lubrificar a corrente de transmissão.
MensagemEnviado: 15 jan 2014, 15:25 
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Eu costumo primeiro lavar a corrente, depois ou dou uma volta com a mota ou ponho a moto no cavalete para a corrente trabalhar um pouco, depois é que lubrifico a corrente.

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] como lubrificar a corrente de transmissão.
MensagemEnviado: 19 jan 2014, 15:36 
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O que eu aconselho mesmo é os sprays próprios que existem para limpar correntes.
Outros produtos que usem, terão de ter e atenção se não dilatam as borrachas, ou as corroem ao longo do tempo.
Nunca limpei com petróleo, mas a longo prazo o petróleo não deve fazer muito bem aos o-rings (borracha) da corrente.
Não sou muito de acordo em usar agua na limpeza da corrente, agua misturada com os restos de óleo da corrente faz uma mistura que não se parece com nada e torna-se ainda mais dificil de limpar.
O ideal será, para quem não queira usar spray de limpeza, procurar um solvente desengordurante de peças, não abrasivo para borrachas. Usado nas oficinas.
Meter meio litro para um tabuleiro e depois com um pincel ir molhando e limpando a corrente toda, depois de limpa é só deixar secar (os solventes secam muito rapidamente), e lubrificar correctamente a corrente.

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] como lubrificar a corrente de transmissão.
MensagemEnviado: 20 jan 2014, 11:19 
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Isso é exactamente o que eu faço

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] como lubrificar a corrente de transmissão.
MensagemEnviado: 27 jan 2014, 19:07 
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excelentes dicas :) cada vez gosto mais deste pessoal :)

obrigado pla partilha, abraço e boas curvas :)

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] como lubrificar a corrente de transmissão.
MensagemEnviado: 29 jan 2014, 22:44 
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Boa, vai ajudar muitos de nós a não desperdiçar lubrificante e a preservar o material como deve ser. 8)

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 Assunto da Mensagem: Re: [DIY] como lubrificar a corrente de transmissão.
MensagemEnviado: 19 jun 2014, 11:32 
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Boas indicações...

Obrg... 8)


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