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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 19 nov 2011, 04:20 
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doc_daniel Escreveu:
Gosto da ponteira, próximo passo catalizador fora...


:supz: yap

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 19 nov 2011, 04:32 
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WartaK Escreveu:
Estou a tentar "pescar" a vantagem de obrigar os fumos de escape a dar essa volta extra... Catalizador fora e ficas logo com a máquina mais soltinha!

By the way, 55W Xénon ROCKS! :supz:


posso resumir, quanto maior for o comprimento dos colectores mais favoreces a potência em altas rpm's perdendo em baixas.
Escape com comprimento mais curto favorece as baixas perdendo ponta e ganhando aceleração.
(já agora, nas condutas de admissão passa-se o oposto, tem tudo haver com as ondas de choque e com perda de carga no escoamento dos gases).

Ao retirares o catalizador estás a diminuir bastante (mesmo!!!) a perda de carga, a mota fica com as baixas rpm's favorecidas perdendo ponta. A nova panela de escape por sua vez também tem menos perda de carga do que a de origem.
No final, quererás compensar esta (imensa) falta de perda de carga para equilibrares o motor novamente. Estando o motor mais disponível, geralmente opta-se por, além de acrescentar curvas para aumentar o comprimento total do escape, alterar os mapas de injecção, usualmente alterando o sinal à saída da centralina (power commander) em vez de mudar a centralina (€€€). O que vale é que a hornet já tem o sistema de injecção electrónica com sonda lâmeda e ajusta a mistura da injecção mas sempre segundo o mapa de injecção...

já reparaste nas voltas e voltinhas que dão os colectores das honda's e ducati's do Motogp? :wink:

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 19 nov 2011, 12:37 
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Espectáculo, boa explicação! Trocando colectores eles já vêm optimizados para isso correcto?

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 19 nov 2011, 14:45 
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Na minha adaptei os colectores da 600RR, cortei quando eles fazem a curva para cima e adaptei para a minha ponteira, fiquei com umas baixas brutais e em altas não noto grandes perdas neste momento (continua a cortar 6ª a direito)...
Posso até ter perdido em altas mas o que ganhei em baixas chega e sobra para compensar essa perda :twisted:

Já fiz algumas picardias com algumas com essas curvas e cada vez que o faço gosto mais da opção que tomei, até porque isso me permite ter os colectores de origem intactos em casa...

Aqui fica uma foto do resultado final.

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Desculpa meter fotos no teu post :lol:

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 19 nov 2011, 22:00 
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Colectores da cbr de 2005 não é?

Aquilo que ganhas em toda a gama de rpm é mais que bom. Acho que para a maioria, para uso citadino é dispensável esta optimização.
Colectores, escape e filtro de ar são mais que bons, com power comander ainda melhor e não se mexe mais no motor. Quem quiser ser mais piquinhas pode então variar o comprimento das condutas.
Estava a esclarecer o Wartak de qual a importância do comprimento dos colectores. :)

renato, há mais um pormenor. Para os construtores "comerciais", it's all about emissions! Eficiência máxima significa baixas emissoes de poluentes e baixos consumos. Daí não me admirar nada o aparecimento da nova honda 700...

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 19 nov 2011, 22:22 
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Acho que é da de 2005 mas não tenho a certeza.
Power comander é a cereja no topo do bolo, mas não sei se chego a meter.

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 20 nov 2011, 01:56 
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:-) Sempre a aprender, amigos, obrigado pelos esclarecimentos!

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 20 nov 2011, 09:06 
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doc_daniel Escreveu:
Acho que é da de 2005 mas não tenho a certeza.
Power comander é a cereja no topo do bolo, mas não sei se chego a meter.


para mim a cereja era arranjar o depósito... enfim, já considero a moça uma medalha de mau comportamento, para não me esquecer [acelera]

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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 21 nov 2011, 00:10 
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grandes malucos :D

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Abraço e Boas Curvas :wink:
Keijinho :D

Actual:
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Ex:
:arrow: Honda CB600S Hornet 01'


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 Assunto da Mensagem: Re: CB600FA Hornet - 2010 - branca
MensagemEnviado: 01 jun 2012, 16:58 
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último upgrade de manutenção, dunlop sportsmart, o par. muito bom...

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