Data/Hora: 26 set 2018, 00:44

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 8 mensagens ]
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Actualização antiga carta AL
MensagemEnviado: 03 dez 2015, 14:16 
Vespinha
Vespinha

Registado: 27 nov 2015, 03:25
Moto Actual: Hornet 600 F7
Boa tarde pessoal! Venho falar-vos da minha situação relativamente à carta de mota para me dizerem se conhecem alguém em situação semelhante ou o que devo fazer.

Eu habilitei-me à carta de condução da antiga categoria AL (que passado 2 anos actualizaria para A) em Novembro de 2012. Em Janeiro de 2013 saiu uma nova lei que acabava com essa actualizaçao aos encartados futuros, mas eu não me preocupei porque acabei a minha carta antes disso. Acontece que como me habilitei à carta de carro só em fevereiro de 2013 e os serviços administrativos como sabemos não são propriamente rápidos, a minha carta só foi emitida para aí em maio de 2013. E aparentemente isso faz com que a minha carta de mota seja abrangida por esta nova lei, apesar de eu a ter acabado antes! Sei que houve muita gente na minha situação que foi ao IMTT de Santarém porque eles estavam a actualizar as cartas lá, mas já me disseram que já não actualizam mais e aqui em Lisboa mandam-nos logo passear (já la fui fazer uma exposição escrita, mas o que me disseram foi para não ter muitas esperanças)

Entretanto caso nao me façam a actualização gratuita (que acho que mereço, foi a carta que paguei), vou ter que me auto-propor a exame como «externo» o que é uma carga de trabalhos, tenho de levar carro próprio e um condutor para levar o examinador, uma mota com 600cc ou mais e largar uns 200 euros...

Alguém que tenha passado por isto me sabe dar alguma ajuda? Sinto-me meio enganado...

Abraço! :wink:

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Actualização antiga carta AL
MensagemEnviado: 03 dez 2015, 14:32 
Administrador
Administrador

Registado: 10 abr 2009, 16:06
Moto Actual: Hornet 600 FX
Desconheço por completo esse problema!!

Mas parece que vai ser muito complicado resolveres..

Deixa ver se alguém aqui sabe ou passou por isso...

Boa sorte.

Abraço e boas curvas

http://www.facebook.com/HORNETPORTUGAL

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 dez 2015, 18:56 
Vespinha
Vespinha

Registado: 31 dez 2013, 17:08
Moto Actual: Hornet 600 '05/Keeway RKV '11
Eu fiz esse percurso, tirei a carta A2 (35kw) e passado dois anos auto propus-me a um exame de condução.

O que fiz, para me facilitar o trabalho mas tive de desembolsar 200€ mais coisa menos coisa, foi alugar a mota Suzuki GS500E da escola de condução + carro da escola de condução e equipamentos de comunicação e ainda direito a duas aulas de condução para me habituar à mota, mas acabei por usufruir de apenas uma.

Portanto, o motociclo não necessita de ser superior a 600cc, mas deve-se basear provavelmente pelos kW (não faço ideia).

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 dez 2015, 15:03 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 11 set 2013, 21:06
Moto Actual: a espera da bomba
hornetounada boas tardes camarada. Tanto quanto sei, a lei mudou. agora apenas aos 24 podes obter a carta designada por A1 (designada por motocliclos de grande cilidrada) a tal carta "atribuida" aos condutores de passageiros e que seria limitada a 125cc ou 25Kw de potencia foi extinta. sei de companheiros aqui de Coimbra que a unica hipotese que tiveram foi precisamente auto-proporem-se a exame de condução numa escola, esperar pela data e fazer. A entrga da carta agora demora cerca de 15 dias (Maximo) mas dependendo da zona podes er de esperar algum tempo pelo exame. Por norma aqui em Coimbra são entre 1 a 2 meses maximo. Atenção...isto é o que sei pois tbm tirei a minha A1 em 2013 e no meu caso embora com carta de carro desde 1996 tive de fazer exame de código, tenta obter mais informação. abraço e boa sorte

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 10 dez 2015, 15:56 
Vespinha
Vespinha

Registado: 08 abr 2015, 14:20
Moto Actual: Hornet CB600FY (2000)
Vou tentar resumir:

A1 = 125cc com o máximo de 11kW e relação de peso potência até 0.1 kW/kg , esta categoria Pode ser tirada aos 16 anos ou é "oferecido" a quem tem 25 anos e categoria B (Ligeiros).

A2 = 35kW sem limites de cc e relação peso potência até 0.2 kW/kg , quem tinha a categoria AL (25kW) ficou automaticamente com esta categoria com a entrada na nova lei, esta categoria Pode ser tirada aos 18 anos.

A = Limitless :D :D :D sem limites de cc nem kW esta categoria Pode ser tirada aos 25 anos ou antes dos 25 anos quem fizer 2 anos de Categoria A2.

A categoria A2 Fala ainda em motociclos não derivados de versão com mais do dobro da sua potência máxima... ou seja uma Hornet tem 71kW e se a Policia quiser embirrar por 1kW embirram que a lei está do lado deles...para não falar em CBR's GSX-R's e R6's que andam ai com 25/35 kW no Livrete e a sua versão "original" tem 80's e 90's kW ( bem mais do dobro dos 35... )

A categoria A2 não é "automaticamente" convertida na categoria A após 2 anos, será necessário ou fazer novo exame do condução, ou acho que existe a possibilidade de se fazer uma formação ficando dispensado do exame de condução.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 dez 2015, 18:09 
Vespinha
Vespinha

Registado: 27 nov 2015, 03:25
Moto Actual: Hornet 600 F7
koKaZz Escreveu:
Vou tentar resumir:

A1 = 125cc com o máximo de 11kW e relação de peso potência até 0.1 kW/kg , esta categoria Pode ser tirada aos 16 anos ou é "oferecido" a quem tem 25 anos e categoria B (Ligeiros).

A2 = 35kW sem limites de cc e relação peso potência até 0.2 kW/kg , quem tinha a categoria AL (25kW) ficou automaticamente com esta categoria com a entrada na nova lei, esta categoria Pode ser tirada aos 18 anos.

A = Limitless :D :D :D sem limites de cc nem kW esta categoria Pode ser tirada aos 25 anos ou antes dos 25 anos quem fizer 2 anos de Categoria A2.

A categoria A2 Fala ainda em motociclos não derivados de versão com mais do dobro da sua potência máxima... ou seja uma Hornet tem 71kW e se a Policia quiser embirrar por 1kW embirram que a lei está do lado deles...para não falar em CBR's GSX-R's e R6's que andam ai com 25/35 kW no Livrete e a sua versão "original" tem 80's e 90's kW ( bem mais do dobro dos 35... )

A categoria A2 não é "automaticamente" convertida na categoria A após 2 anos, será necessário ou fazer novo exame do condução, ou acho que existe a possibilidade de se fazer uma formação ficando dispensado do exame de condução.

pois, o problema é que ninguem sabe onde se pode obter essa ''formação'' prevista na lei desde 2013, supostamente ainda nao está em vigor... ou seja a lei saiu mas eles só aplicam a parte que lhes interessa... que é exigir o exame ao pessoal porque a outra alternativa (da formação) nao existe na pratica. Chulos...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 23 dez 2015, 06:42 
Vespinha
Vespinha

Registado: 25 ago 2015, 10:52
Moto Actual: Honda Hornet F9
Pelo que eu sei não há formação. Pagas o exame e tá feito.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 dez 2015, 22:28 
Vespinha
Vespinha

Registado: 08 abr 2015, 14:20
Moto Actual: Hornet CB600FY (2000)
Muito triste eu também tenho amigos na mesma situação, existe mesmo muito pessoal com carta AL á 10 anos ou mais, e na altura quando a carta fez 2 anos nem renovaram porque não era preciso, bastava a carta de mota ter 2 anos para poderem conduzir qualquer mota sem problemas... e agora não podem simplesmente renovar como lhes tinha sido dito na altura que tiraram a carta... a lei entrou ( ou apenas a parte que interessa €€€) e ninguém nesta situação foi informado para puder renovar a carta a tempo, e existe muito pessoal com apenas esta categoria na carta a conduzir motas com mais de 35kW no Livrete e pensa que está legal...e muitos policias também não estão a par desta alteração.

Resposta com citações  
Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 8 mensagens ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.