Data/Hora: 10 dez 2018, 21:52

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 2   [ 39 mensagens ]
Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Retrorefletores
MensagemEnviado: 20 jul 2014, 23:58 
Vespinha
Vespinha

Registado: 09 fev 2014, 21:54
Moto Actual: Hornet 2001
Hoje foi dia de operação stop na entrada do cabo da roca. Aquilo que era para ser um agradável passeio matinal revelou ser o passeio mais caro que já fiz.

Cheguei cedo por volta das 9:45. Na azoia havia já uns 10 gnr em modo operação stop a motas. Fui parado, apresentei papelada e o sr guarda fez uma inspecao visual rápida, estava tudo em ordem, ainda trocamos 2 dedos de conversa sobre idade minima para o pendura, capacete para crianças e deu para ver que também era motard e mandou seguir. Chegando lá havia apenas uma dúzia de motas. Tomei um café e saí para ir dar uma volta até à Peninha. Até aqui tinha sido um dia bem passado.

Passado 1 hora voltei ao cabo e o tamanho da operação stop tinha no mínimo duplicado. Fui mandado parar e a genealidade do sr agente começou logo ao demorar uma eternidade a ler a carta de condução. Não via onde é que mencionava a classe A do registo do imtt que me deram à meio ano atrás depois de passar no exame. Depois começa a inspeção e arrogantemente disse 'você sabe que tem uma infração' ao que respondo que não só não sabia como já tinha sido inspecionado há duas horas atrás e não tinha nenhuma infração. Resultado: falta a retrorefletor, uma chapa refletora vermelha do tamanho de um dedo que devia estar junto da matricula. De nada adiantou dizer que a matricula era refletora, o casaco tinha refletores, que nao andava de noite que no dia seguinte ia à esquadra apresentar o devido refletror que eu nem sabia que existia ou era obrigatório.
Do sr agente passou ao oficial (e havia lá imensos) e depois passou ao sr executante (que redige o auto no pc). Nenhum teve dó ou piedade. Eu já estava a pensar que ia levar uma multa ligeira, quando o guarda me pergunta se sabia qual era o valor da coima. Uns 30 ou 50 euros disse eu.

250 euros disse ele.

250 euros. O dobro de uma multa grave.

Para alem disso fiquei com o veiculo apreendido sendo eu o fiel depositário, ou seja, fiquei com a mota mas sem os documentos.

Amanhã vou ler melhor o codigo da estrada, mas isto parece um bocado exagerado para a infração que foi.

Tento pensar positivo... antes isto do que ter caido numa curva com areia. Teria gasto o dinheiro na mesma e acumulava umas mazelas.

Só espero que os srs guardas sintam que tornaram a estrada um local muito mais seguro ao apreender o veiculo. Nem sei porque é que não colocaram o condutor em prisão preventiva...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Retrorefletores
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 00:19 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 17 jul 2014, 12:04
Moto Actual: Kawasaki Z750 '11
250€??????

Informa-te sobre isso porque penso que a multa seja de 30€. Mas não tenho a certeza ok?

EDIT:
(Reflectores de retaguarda)
16º Os veículos automóveis devem possuir à retaguarda reflectores não triangulares com as seguintes características;
a) Número:
Automóveis ligeiros e pesados...................................- dois reflectores;
Motociclos...............................................................- um reflector;
b) Cor do reflector.............................................................- vermelha;
c) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:
Em largura (com excepção dos motociclos):
Devem estar situados a uma distância máxima aos bordos que limitam as dimensões máximas do veículo de 400 mm;
Devem estar situados a uma distância mínima do plano longitudinal de simetria do veículo de 300 mm;
Quando a largura total do veículo for inferior a 1300 mm, aquela distância pode ser reduzida para 200 mm;
Em comprimento:
Devem estar colocados na retaguarda do veículo;
Em altura:
Devem estar colocados a uma altura ao solo compreendida entre 350 mm e 1200 mm;
d) Devem estar orientadas para a retaguarda.

Oriundo de: Portaria n.º 851/94, de 22SET
(Alterada p/ Port.ª n.º 311-C/2005, de 24MAR)
Regulamento sobre as características das luze

EDIT2:
Citar:
Citar:
F1CT1C10U5 escreveu:
Piscas: Obrigatório
Luz de matrícula: Obrigatório (E também é obrigatório ter o reflector vermelho na traseira da mota)
Espelhos: Obrigatório

Em relação à Polícia, se eles quiserem embirrar embirram e pronto, têm a lei do lado deles. No entanto, posso afirmar, que de todas as vezes que fui mandado parar, nunca embirraram comigo em nada... Mas comigo também só podem embirrar por 3 coisas:
- Volume (décibeis) da ponteira
- Falta de reflector traseiro
- Matrícula torta
ora nem mais.. na minha só podem pegar pelas ultimas duas coisas..

falta de reflector (simplesmente pq fica mal como tudo, multa sao 25 ou 30 euros...
matricula inclinada tal como a do fict mas tem dimensões legais portanto não podem aplicar a multa de alterações ao veiculo de 250€ e apreender os documentos, pelo que me informei e foi tmb por isso que troquei da matricula pequena de chapa, dobrada para esta como manda a lei mas inclinada...

assim dá no maximo 120€ tal como andar dobrada? é injusto mas pronto... antes isso que multas de excesso de velocidade..

ps: quando tiver xenon podem pegar tmb por isso, tal como na tua.. mas pelo k vejo e a malta fala e pelos que tem (alguns ate agentes da psp) o xenon é algo k raramente chateiam..

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 00:55 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 18 abr 2013, 17:45
Moto Actual: CBR 600 RR
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
:cens: :cens: :cens: :cens: :cens: :cens:

250?? Epá, não percebo grande coisa, mas sei que podem multar por isso que te falta ..
O ano passado saiu a rifa a um user do forum também neste fim-de-semana, foi um bilhete que pronto nem vale a pena falar :roll:
Não te consigo ajudar porque não percebo mesmo :x

Abraço e boas curvas

- Ride it like you stole it -

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 08:00 
Administrador
Administrador

Registado: 10 abr 2009, 16:06
Moto Actual: Hornet 600 FX
250€ ???.... conheço malta que levou com 30... :?

Mais uma vez eu continuo a não fazer isto:

Ir ás quintas ferias á noite ás docas e ir aos domingos á Roca.. Por alguma razão não o faço... e se o fizer, vou na "Bimmer" e devagar, sem grandes inclinações nas curvas, porque ainda podem dizer que vou a fazer condução perigosa... ](*,)

Um abraço

http://www.facebook.com/HORNETPORTUGAL

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 10:43 
Horneteiro
Horneteiro

A mulher deve ter fugido com um Motard, não lhe perguntas-te? Merecia ..
E ainda lhe dizias: Calma chefe, não foi comigo !!! Foi com o meu primo :finga: :finga:
É uma frustração para nós ter que levar com estes embrulhos ..
Mas vai procurar informação sobre isso, o meu irmão a pouco foi multado da bola de reboque no carro e foi ao IMTT com tudo o que tinha e acabaram por mandar cancelar a multa que não tinha "validade" devido a multa que foi, errada.

Abraço e boas curvas

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 12:43 
Vespa
Vespa

Registado: 29 ago 2013, 15:23
Moto Actual: Honda CB600F Hornet F9
Boas companheiros.
jrr estive agora a ler o Código da Estrada (Lei nº 72/2013) e penso (eu), que se foi só pela falta do dito refletor eles poderiam aplicar o nº 4 do artº 59, que estabelece uma coima de 30 a 150€.
Mas procura alguém que te esclareça melhor.
Como já aconteceu nestas situações eles tabelam a coima pela mais baixa : 30€.
Informa-te bem sobre essa situação.
Abraço
Domingos Cunha

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 13:39 
Administrador
Administrador

Backache Escreveu:
Boas companheiros.
jrr estive agora a ler o Código da Estrada (Lei nº 72/2013) e penso (eu), que se foi só pela falta do dito refletor eles poderiam aplicar o nº 4 do artº 59, que estabelece uma coima de 30 a 150€.
Mas procura alguém que te esclareça melhor.
Como já aconteceu nestas situações eles tabelam a coima pela mais baixa : 30€.
Informa-te bem sobre essa situação.
Abraço
Domingos Cunha

É mesmo isso ;-)

"4 — É sancionado com coima de € 30 a € 150 quem:
a) Conduzir veículo que não disponha de algum ou
alguns dos refletores previstos no regulamento referido
no n.º 1;
b) Puser em circulação veículo utilizando refletores
não previstos no mesmo regulamento ou que, estando
previstos, não obedeçam às características ou modos de
instalação nele fixados;"

Agora é tentar resolver a coisa da melhor forma :|

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 14:10 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 07 abr 2009, 07:29
Viva.

Eles regem-se pelo artº114, que já publiquei anteriormente e que volto a publicar:

Imagem

A remoção do refletor, recaí na alteração das características dos veículos, que poderá ser sancionado com coima, que varia entre os €250 e os €1250.

Ora eles sancionaram com a coima pelo valor mínimo.

Infelizmente e tal como o StrangePT já o mencionou atrás... ir às Docas à Quinta-Feira ou ao Cabo da Roca ao Domingo de manhã é mesmo o pessoal meter-se a jeito para estas situações.

Eu contra mim falo... neste momento não uso o refletor, mas tenho consciência que no dia a dia não ligarão a isso... mas claro que caso eu vá para um destes sítios que referi acima, vou meter-me na "boca do lobo".

Abraço,
Luis

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 14:15 
Administrador
Administrador

Luis, mas o problema aqui é que existe mesmo uma lei e coima para a falta de reflector, dai conhecer malta que foi multada no valor de 30€... ou será que existe 2 leis para a mesma coisa?

"4 — É sancionado com coima de € 30 a € 150 quem:
a) Conduzir veículo que não disponha de algum ou
alguns dos refletores
previstos no regulamento referido
no n.º 1;"

Os Reflectores previstos são á frente brancos e a trás vermelhos. (é o que fala o nº1)

Eu mexia-me para resolver...

Abraço e boas curvas

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 14:39 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 23 Oct 2007, 15:39
Moto Actual: -Soul Rebirth-
mais uma vez as contradições da lei a entalar um gajo.
ambas estão correctas, agora vai de cada um e na sorte que o acompanha.
:s

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 18:43 
Horneteiro
Horneteiro

Impugna a multa, não é a correta pois existe uma especifica (No meu entender, se existe algo previsto na lei especifico não se utiliza o generico).

Abraço e boas curvas

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 20:04 
Vespinha
Vespinha

Isso do artigo 114 esta correcto, foi nesse artigo que se basearam. Tenho que ler melhor o codigo mas acho que isso da multa ser de 30 euros é apenas para automóveis e as motas ficam de fora. Continuo a achar um abuso considerar que estou a incumprir a homologação, pois neste ponto de vista até la podia ter o refletor mas se o bacalhau estivesse cortado estaria a alterar o desenho da mota e a incumprir o desenho que foi aprovado...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 20:06 
Vespinha
Vespinha

O que é isso dos refletores brancos à frente? Não me digam que também tenho de montar uns a frente...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 21:32 
Horneteiro
Horneteiro

Acho que não, a mota de origem sai com os "minimos" digamos assim. Assim que se começa a subtrair peças começa a festa.
Cortar o bacalhau não tem problema desde que a matricula, piscas, refletor, stop, etc etc continuem a cumprir as normas que são variadas desde a distancia minima entre os piscas (por isso é que os embutidos no stop não são permitidos) e o resto por aí fora ..
Eu não tenho refletor também, é o costume toda a gente corta o bacalhau e acaba por subtrair o mesmo :roll:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 21:47 
Vespinha
Vespinha

E o refletor ficar acima da matricula? De origem fica por baixo. Sinto neste momento que se nao comprar um bacalhau novo me vão chumbar na inspecção. O pdf do codigo sao 102 paginas mas as regras para homologação são 240...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 22:31 
Horneteiro
Horneteiro

jrr Escreveu:
E o refletor ficar acima da matricula? De origem fica por baixo. Sinto neste momento que se nao comprar um bacalhau novo me vão chumbar na inspecção. O pdf do codigo sao 102 paginas mas as regras para homologação são 240...

Não precisas de novo. Depende, por exemplo na antiga CB500 salvo erro está acima, na nossa está abaixo .. Sabe deus..
Pá, em ulitmo caso vai a uma loja (és de lisboa? Motoclasse, JBS, qualquer coisa .. ) e pede um suporte de matricula com luz de matricula com refletor homolgado + piscas homolgados e isso passa de certeza. Mas também não vale a pena inventar muito, o de origem é sempre o melhor.
Ou então se quiseres fazer a mão, é olhares por exemplo para uns suportes, este é o Rizoma
http://www.motogm.com/GetImageDetail.as ... 360&text=1
Não precisa de ser pipi, basta ter o que esse tem: Luz de matricula, suporte de piscas e refletor. Tem de passar na minha opinião, mas claro que a minha opinião vale o que vale amigo ..

Abraço e boas curvas

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jul 2014, 23:48 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 11 set 2013, 21:06
Moto Actual: a espera da bomba
k P"#%a de confusão que os senhores da autoridade criam...bem pelos vistos (mais uma vez) temos dois pesos e duas medidas e depois o autoante coloca a que quiser mediante lhe esteja a correr o dia. acho que devias reclamar, embora pelo que o que o Luis aqui mostrou o sr Agente, tambem tenha certa razão..seja...preso por ter cão e preso por não ter. alem disso, porque é que o agente que te multou nao se dirigiu ao que te tinha mandado parar da primeira vez...
cada vez mais concordo com uma situaçao contada por um amigo k visitou a Finlandia...és mandado parar, levas um autocolante datado daquele dia, todos dias com simbolo e cor diferente e naquele dia não es mais mandado parar. se fores mostras o ticolante e siga...mas...isso são países sem corrupção e organizados, nós por ca, no 3º mundo da Europa, apenas vemos os outros a desenvolver...lamentavel amigo, mas antes que te xateem mais paga e depois reclama.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 22 jul 2014, 09:45 
Administrador
Administrador

jrr Escreveu:
Isso do artigo 114 esta correcto, foi nesse artigo que se basearam. Tenho que ler melhor o codigo mas acho que isso da multa ser de 30 euros é apenas para automóveis e as motas ficam de fora. Continuo a achar um abuso considerar que estou a incumprir a homologação, pois neste ponto de vista até la podia ter o refletor mas se o bacalhau estivesse cortado estaria a alterar o desenho da mota e a incumprir o desenho que foi aprovado...

Não é só em automóveis, é em todos os veículos... automóveis, motos, quadriciclos, etc... ;-)

Relativamente ao posicionamento, os reflectores traseiros tanto pode ser em cima como em baixo da matricula... Sei que á normas, não as tenho presente, mas é relativamente á altura do chão (mínima e máxima).

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 jul 2014, 12:15 
Vespinha
Vespinha

Registado: 20 jul 2014, 02:09
Moto Actual: Honda CBR600rr
Isto tem mesmo pinta daqueles casos em que interpretam a lei como lhes dá na gana e passam a coima que lhes apetece!!!
Como foi referido em cima pelo Strangept , já existe um artigo de lei especifico para este tipo de situação e os senhores agentes lixados com os motards do Cabo da Roca...(que é mais o que me parece), decidiram escavar ainda mais 100€ só para dizerem que a autoridade está lá e os motards que procurem outra região e sejam problema de outros!!! É claro que eles nunca passariam os 1250€, porque transformariam numa situação ridícula e possivelmente mediática! Podes sempre ir ao IMTT refutar isso, mas antes tenta perceber com um advogado se eles podem sobrepor uma lei sobre a outra!

REC HELMET FACEBOOK
https://www.facebook.com/pages/Rec_Helm ... e=bookmark

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 jul 2014, 12:22 
Vespinha
Vespinha

Registado: 20 jul 2014, 02:09
Moto Actual: Honda CBR600rr
Xico Escreveu:
A mulher deve ter fugido com um Motard, não lhe perguntas-te? Merecia ..
E ainda lhe dizias: Calma chefe, não foi comigo !!! Foi com o meu primo :finga: :finga:

[:lol:] [:lol:] [:lol:] [:lol:] [:lol:] [:lol:] [:lol:]

REC HELMET FACEBOOK
https://www.facebook.com/pages/Rec_Helm ... e=bookmark

Resposta com citações  
Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 2   [ 39 mensagens ]
Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.