Data/Hora: 23 set 2018, 06:19

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 2   [ 37 mensagens ]
Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Retirar capacete aquando o abastecimento e/ou pagamento??
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 15:35 
Vespão
Vespão

Registado: 27 dez 2010, 21:18
Moto Actual: HORNET 600 2010
Boa tarde malta,

Com certeza já aconteceu a muito pessoal que tem mota, que quando abastece, pedem-nos através do sistema de som ou mesmo gesticulando, que temos de tirar o capacete, e ainda, sair de cima da mota para abastecer!

Gostava que me esclarecessem relativamente ao fato de quando vamos abastecer a mota e efetuar o respetivo pagamento, temos de tirar o capacete e sair da mota? Assim como, nas instalações das bombas, também?
Mesmo com capacete modular, em que a cara está destapada??

Mas somos todos bandidos à partida, e só depois de procedermos como segundo querem, já não somos bandidos!! Porquê, esta discriminação? Também não existem pessoas que abastecem carros e fogem?

Há alguma coisa (dec. lei) que nos obrigue a este procedimento?
Ou é só uma norma interna do posto de combustível (pois não funcionam em todos)?

Outras situações similares:

Também existem locais (ex: Mediamarkt, RadioPopular, Jumbo, etc) onde nos obrigam a deixar as mochilas que levamos às costas assim como o capacete! É legal?

Algumas senhoras, quando frequentam esses estabelecimentos, levam consigo as carteiras, mas algumas com dimensões algo desmedidas, comparadas com a mochila que por vezes uso...e obrigam-me a deixar ficar na "caixa central", em troca de um pedaço de plástico com um número!! Não haverá discriminação?? Mas as carteiras das referidas senhoras podem entrar e eu com a minha pequena mochila, onde e reforço, levo os meus documentos pessoais intransmissíveis e os da mota, sou obrigado a deixar a mochila e as carteiras das senhoras entram?? Porquê??
De referir que nunca me oponho em mostrar a mochila e o capacete à saída, até faço questão!!

Já tive situações, em que me barraram inicialmente a entrada, e eu usando estes argumentos, depois deixaram-me entrar, que remédio!! :axe:

Gostava que se pronunciassem, não só ao tópico, mas também à outra situação, mas peço-vos que argumentem com leis, sempre que possível.
Obrigado.

Srs. Administradores, se porventura acharem que o assunto deste tópico já foi debatido, peço-vos para o eliminarem ou se o entenderem colocar, no tópico mais correto.
Forte Abraço

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Retirar capacete aquando o abastecimento e/ou pagamento?
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 17:15 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 10 fev 2014, 15:34
Moto Actual: 08 CBR 1000RR - '13'
Já não me chateio com isto... Nas bombas onde costumo ir não tiro o capacete, porque nunca me pediram, e também porque já me conhecem... mas quando vou a uma bomba onde não costumo ir, a primeira coisa que faço é tirar o capacete.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Retirar capacete aquando o abastecimento e/ou pagamento?
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 17:49 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 18 abr 2013, 17:45
Moto Actual: CBR 600 RR
Onde já sou conhecido o procedimento é exatamente o mesmo de sempre, só não preciso nunca de ir pedir para atestar ..
Eu chego, paro a mota, tiro capacete e peço para deixar meter. Se não deixar vou lá dentro "É PARA ATESTAR!!" .. se não ficarem contentes, vou lá dentro pedir para atestar .. Se mesmo assim não contentes não deixo nada a não ser o capacete com o recado:"Isso é caro."

Dentro da bomba mesmo acho que é proibido mesmo usar o capacete (já vi umas cenas tipo proibido cães) e faz um bocado de sentido .. Os ladrões também andam com um bocado da cara destapada se não, não conseguem ver ..
É chato e demora tempo, verdade!! A unica coisa que me deixa chateado é ter que ir lá, pedir para atestar e mesmo assim começarem com:"AH, MAS PAGUE 1º". Tão são 200€ e já me dá o troco em moedas ..

Abraço e boas curvas

- Ride it like you stole it -

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 18:10 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 17 jun 2013, 10:36
Moto Actual: HORNET 600 F9
Por um lado compreendo a parte deles, sabem como é... por 1 pagam todos...

mas quando dizem, ah e tal, tem de deixar cá €€ 1º.. aí é que fico fdd... tipo, já fui la dentro, jamostrei a cara e mesmo assim, tão a desconfiar... Eu não sei quanto a mota vai levar, porque tenho de pagar 1º????

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 18:46 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Registado: 11 set 2013, 21:06
Moto Actual: a espera da bomba
Boas Migo. em termos de legislação não sei se existe algo, mas se fossemos por aí ate se poderia alegar descriminação face aos outros condutores, no entanto onde a malta é conhecida axo k não há stress mas já em postos onde não é habitual vai se pela lei do bom senso, por exemplo na galp aki ao pe de minha casa o meu colega de trabalho ja o obrigaram a desligar a GoPro por exemplo dentro das instalaçoes...imbirrices... a malta abastece paga e vai a sua vida...se isso deixa os restantes felizes ha que contribuir. é como tudo. há dias tambem estava a tirar uma foto a um Lamborghini Reventon e o homem pediu me que apagasse as fotos. entramos na onda do empate..ele dizia k o carro era propriedade dele e não autorizava fotos e eu retorqui dizendo que o telefone tb era minha propriedade...mas la apaguei a foto..o kota ficou feliz na mesma :))

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 19:03 
Vespa
Vespa

Registado: 29 ago 2013, 15:23
Moto Actual: Honda CB600F Hornet F9
Boas companheiros.
Ainda não tive qualquer tipo de problema, mas quando chego à bomba, tiro as luvas depois o capacete, e então faço sinal se posso abastecer.
Até hoje tem corrido bem, mas se algum dia me pedirem para pagar primeiro faço logo uma "cruz" nessa bomba.
E todos nós sabemos que a mesma pessoa ir abastecer de carro ou de mota não tem tratamento igual.
Abraço

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 20:06 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

não fugindo ao tema em questão, mas até tenho aki um tópico sobre isso, o capacete que vais ver aki em baixo é de um amigo meu k está no Reino Unido e como o rapaz faz 70kms para cada lado a caminho do trabalho/casa e vice versa e como até gosto de fazer umas carocas, kuando ele cá veio, metemos-lhe musica..umas colunas e tal, leitor MP3, Bluetooth para o GPS do telemovel com um carregador de isqueiro que arranjei para evitar perder bateria no telefone, enfim são outros assuntos que não sao agora aki discutidos.. ficou á maneira... Teoricamente em Portugal não podes usar um igual...só podes UM AURICULAR NUMA ORELHA...ou seja...em termos de legislação estamos 50 anos atrasados, provavelmente não ha nenhuma lei...axo eu...k te obrigue a tal, mas...não te xateeis e vai pelo bom senso.. tira paga e pronto...a menos k pagues por MB na propria bomba onde tas a abastecer aí ninguem tem nada a dizer

Abraço

Imagem

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 21:09 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 07 abr 2009, 07:29
Backache Escreveu:
Boas companheiros.
Ainda não tive qualquer tipo de problema, mas quando chego à bomba, tiro as luvas depois o capacete, e então faço sinal se posso abastecer.
Até hoje tem corrido bem, mas se algum dia me pedirem para pagar primeiro faço logo uma "cruz" nessa bomba.
E todos nós sabemos que a mesma pessoa ir abastecer de carro ou de mota não tem tratamento igual.
Abraço

Viva.
Por norma faço por abastecer sempre na mesma bomba, e aí já me conhecem...
Chego, desligo a mota, tiro o capacete e as luvas e peço para atestar. Até hoje nunca houve qualquer problema.
Agora noutra bomba igualmente na minha zona, onde abasteci dezenas de vezes, uma vez cheguei de mota, pedi para atestar, e não deixaram... ora resultado, voltei a meter o carolo, calcei luvas e fiz uma cruz... nunca mais viram um cêntimo meu naquela bomba.

Não admito que desconfiem de mim, "à porta de casa" só porque estou de mota.

Abraço,
Luis

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 22:51 
Vespinha
Vespinha

Registado: 04 fev 2013, 21:48
Moto Actual: CBF 500
Experimenta andar com um capacete como o meu...

Já não é a primeira vez que quando vou buscar/deixar a mota á garagem á noite (pública) e já levo o capacete, noto grande apreensão nas pessoas. Numa ocasião, uma mulher até voltou a entrar no carro e trancou de imediato as portas!

Por isso nas bombas ou até um qualquer estabelecimento, tiro o capacete ainda antes de parar a mota!!
Também, a marca do capacete não ajuda..."Bandit"!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 jun 2014, 23:41 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 07 jun 2009, 18:30
Icterio Escreveu:
Experimenta andar com um capacete como o meu...

Já não é a primeira vez que quando vou buscar/deixar a mota á garagem á noite (pública) e já levo o capacete, noto grande apreensão nas pessoas. Numa ocasião, uma mulher até voltou a entrar no carro e trancou de imediato as portas!

Por isso nas bombas ou até um qualquer estabelecimento, tiro o capacete ainda antes de parar a mota!!
Também, a marca do capacete não ajuda..."Bandit"!

"tás armado em bandido tu"!!! :mrgreen: muito bom!!!!

Já agora malta, deixo também aqui a minha opinião sobre o assunto em discussão neste tópico.

Costumo ir sempre à mesma bomba abastecer devido ao desconto que tenho e como é a mais perto de casa que tenho, vou sempre a esta (REPSOL - Conde Almester - Benfica).
Inicialmente não me conheciam, tinha quase sempre de lá ir dentro pedir para abastecer e sim, tirava o capacete.
Hoje em dia, páro a mota, tiro o capacete e quando olho para o balcão, já tenho o "polegar" no ar a dar autorização para encher a mula!
Ou seja, se formos com frequência sempre ao mesmo local, com o tempo já não nos "incomodam" pois já somos clientes regulares. É normal.
Mas calma, não estou aqui a defender quem lá trabalha, pois, numa outra estação de serviço, já lá deixei queixa/reclamação por ter sido alvo de discriminação abusiva! E o pior foi que quem estava lá na estação ao meu lado (perto do balcão - clientes) perceberam a situação e deram-me razão e por pouco que ainda não chamei a polícia mas isso, teria dado mais confusão, perda de tempo/chatices etc etc e um belo dia de passeio ficava logo estragadinho.
Sim, por vezes, ao início temos de fazer como nos pedem mas depois com o tempo, isso fica para trás e já podemos abastecer na boa, sem stresses.
Também não se esqueçam de uma coisa:
Por cada vez que alguém sai sem pagar o combustível, quem está atrás do balcão de serviço, é quem vai pagar a conta... pelo menos eu, compreendo o lado deles, mas, lá está, desde que me peçam desculpa e me façam sentir que não é por má vontade deles. Até hoje, por onde passo, posso dizer que me sinto bem e felizmente o único local onde me passei mesmo da marmita foi numa estação de serviço na Marginal (CIPOL - se não estou em erro).

Abraços!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 jun 2014, 12:01 
Vespinha
Vespinha

Registado: 09 fev 2014, 21:54
Moto Actual: Hornet 2001
Por isso é que procuro sempre pagar nas bombas automáticas.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 jun 2014, 13:33 
Vespa
Vespa

Registado: 04 dez 2004, 03:29
Moto Actual: ex Hornet F2 actual CBR XX
Nada na lei obriga a tirar capacete.
Tens é normas internas!

Na Repsol ao pé de casa nem o capacete tiro. Felizmente já conhecem.

Na Galp da A2 logo a seguir a Corroios, saí da moto, tirei capacete, fui lá dentro e - "Quero atestar"

"Tem de fazer pré pagamento."
"Quanto é que quer? Eu não sei quanto vou por, portanto como fazer esse pré-pagamento?"
"Atão não sabe mais ou menos?"
"Olhe o depósito leva 24 litros, como não sei quanto lá está, não sei quanto vou por. Quer lá ir medir?"
"Atão mas não calcula?"

Isto durou 10 min, e as duas pessoas atrás de mim a dizer ao estúpido que aquilo não fazia sentido nenhum, o que me estava a pedir!!

"Olhe eu não sei quanto é que vou encher, por isso arranje uma solução!"

O estúpido ficou calado, nem esperteza teve para me dizer que eram ordens...

Vim-me embora e tá completamente riscada do mapa!

Que Deus não pode dar tudo!!!

http://forum.hornetportugal.com/viewtopic.php?f=74&t=17174

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 jun 2014, 02:08 
Vespa
Vespa

Registado: 15 mai 2013, 12:51
Moto Actual: Hornet 600 ano 2005
quanto ao tirar capacete e pagar adiantado são normas de funcionamento que a empresa proprietária do posto de abastecimento pode colocar em vigor estando protegido se não estou em erro pelo código civil e e acho que no código comercial (nao tenho a certeza), código também que os protege quanto á captação de som e imagem nas instalações bem como o direito á reserva de imagem de cada um e do seu património. mas atenção tem de estar afixado tudo isso em local de acesso a todos e de forma bem visível e legível nao é o funcionário do lado de dentro por-se a fazer gesto ai e tal, nada disso até posso ser surdo e como é, tem de estar afixado, e mesmo na bomba propriamente dita tem de dizer Motociclos em pré-pagamento
Por isso meter gasolina só vou a bombas que tenham funcionário para meter gasolina se pago o mesmo têm de me servir e com sorriso no rosto porque se tiver problemas particulares que beba gasolina 98 que queima melhor, nao vou andar a fazer de empregado dos outros
abraços

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 jun 2014, 03:35 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 07 jun 2009, 18:30
Daniel (Stress) Escreveu:
quanto ao tirar capacete e pagar adiantado são normas de funcionamento que a empresa proprietária do posto de abastecimento pode colocar em vigor estando protegido se não estou em erro pelo código civil e e acho que no código comercial (nao tenho a certeza), código também que os protege quanto á captação de som e imagem nas instalações bem como o direito á reserva de imagem de cada um e do seu património. mas atenção tem de estar afixado tudo isso em local de acesso a todos e de forma bem visível e legível nao é o funcionário do lado de dentro por-se a fazer gesto ai e tal, nada disso até posso ser surdo e como é, tem de estar afixado, e mesmo na bomba propriamente dita tem de dizer Motociclos em pré-pagamento
Por isso meter gasolina só vou a bombas que tenham funcionário para meter gasolina se pago o mesmo têm de me servir e com sorriso no rosto porque se tiver problemas particulares que beba gasolina 98 que queima melhor, nao vou andar a fazer de empregado dos outros
abraços

Se me deixares Daniel,
Subscrevo (pois na outra estação onde tive o stress, se tivesse alguém a atender e a encher o depósito por mim, de certeza absoluta que não teria tido chatices naquela vez e de certeza absoluta que teria corrido tudo muitíssimo melhor).
Sim, sou da opinião que se houver malta a trabalhar no exterior, a encher e a receber os pagamentos, que as coisas se tornam melhores e menos "complicadas". Mas lá está, o Ser Humano é perito em complicar no que de mais simples pode existir!

Abraços!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 jun 2014, 16:59 
Vespão
Vespão

Registado: 27 dez 2010, 21:18
Moto Actual: HORNET 600 2010
Boas Malta,

Pelo que me apercebi, não há nada que vigore na lei, então!
Existe sim, uma norma interna de cada posto, ou de gasolineira, isto é, já aconteceu na G@lp, e noutra que não me lembro neste momento, mas já fui a outros postos das mesmas atrás referidas, e não tive qualquer tipo de stress... :?

Terá também a haver com o funcionário? Pode ser... :|

O que é certo, é que poucas vezes isso me aconteceu, pois atesto sempre perto de casa, por nunca exigirem-me, que tirasse o capacete e/ou saisse de cima da mota, o mal é aquando se dá aquelas voltas bem grandes e aí sim, tenho de abastecer noutro local, desconhecido!

Quanto à obrigação, por parte de algumas bombas, até compreendo, pois nem toda a gente é séria, e o calote até pode ter que ser pago pelo funcionário, em repor o que foi roubado, até entendo. Mas, por vezes, é a forma e a atitude de como se dirigem a nós....somos, pelo menos para alguns, um bando de arruaceiros ou mesmo bandidos!!

Em suma, por vezes mais vale tirar o capacete, mas se o tirar, não efetuarei pré-pagamento, evitarei sempre essas bombas!!

Obrigado pessoal pela partilha de informação!! :boa:
Abraço e boas curvas _ride_

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 jun 2014, 18:59 
Aspirante a Vespão
Aspirante a Vespão

Daniel (Stress) Escreveu:
abraços

Daniel tens inteira razão no que dizes, o problema é que os funcionarios que antes nos atendiam de sorriso nos labios (alguns) foram substituidos por softwares mais baratos mensalmente e agora temos de ser nós mesmos a fazer esse serviço de borla mas enfim. no meu modo de vista penso, e uma vez que todas as bombas são vigiadas por camaras, mais tarde ou mais cedo certamente xegariam ao infrator e pensso que por 20€ (por exemplo) ninguem se sujaria por tão pouco...como disse...penso eu...no entaanto tambem sabemos que ha camaradas para tudo

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 12 jun 2014, 14:12 
Vespinha
Vespinha

Registado: 27 Oct 2013, 15:14
Moto Actual: Suzuki GSX-R 750 k6
A mim já me aconteceu até de vespa!!! aquilo leva uns 4L e pediram-me para tirar o capacete... Ia fugir por +/-6€???
Quem não gosta do atendimento não é obrigado a lá voltar, foi o que fiz. Não faltam gasolineiras a querer vender.

Acredito que se já fores cliente da casa eles já facilitam, mas se não fores és quase que automaticamente carimbado como "bandido" eheheh

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 12 jun 2014, 16:22 
Administrador
Administrador

Registado: 10 abr 2009, 16:06
Moto Actual: Hornet 600 FX
Já me aconteceu de tudo..

Pedirem adiantado, no qual fui logo directo..... mas porque nos carros não pedem adiantado?? ficaram todos engasgados... mandei-os passear!!

Pedirem adiantado outra vez... e eu disse, 100€... e ficaram a olhar para mim!! eu disse-lhes que não sabia quanto ia levar, que era melhor assim!! conclusão... mandaram-me atestar e depois ir lá pagar!!

Tirar o capacete.. praxe.. quase todas as bombas pedem isso.. compreendo e também é bom para descontrair as orelhas!! já nem me chateio, chego tiro o casto e meto gota :D

Legalmente, eles podem exigir isso a todos, sem excepção... ou seja, pedir adiantado inclusive ao carro/camião/caminete.. etc.. se fizerem descriminação vão inclusive contra a constituição da republica na descriminação e igualdade de direitos... só por ai eles lixam-se..

Sei do Grupo PCX que se juntou num intermarche.. foram lá todos e bloquearam a bomba com as PCX todas.. pk estavam a pedir adiantado, e aos carros não.. chamaram as autoridades e tudo, conclusão, todos puderam meter gota e depois pagar como os carros estavam a fazer. (havia um video a relatar isso)

Tenho dito :D

Um abraço e boas curvas

http://www.facebook.com/HORNETPORTUGAL

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 jul 2014, 11:54 
Vespinha
Vespinha

Registado: 20 jul 2014, 02:09
Moto Actual: Honda CBR600rr
Não há nenhuma lei que te obrigue a fazer isso, principalmente numa bomba!
No entanto em caso de suspeita e a identidade esteja completamente escondida, então aí penso que podem tomar medidas, mas sempre com prévio aviso através de autocolantes, sinais luminosos, etc, tais como aqueles que vês nos bancos a dizer que não podes entrar com capacete.
Camarada eu sou do Porto e muitas vezes até vou pagar com o capacete na cabeça e até já o fiz com óculos de sol!!! [:lol:]
Estas medidas fazem sentido, embora abusem um pouco da legislação, porque têm como principal propósito a identificação de indivíduo em caso de roubo/assalto, o que é muito comum nas bombas. Não penso que se trate de discriminação, é que nos carros a identificação das pessoas é possível, no caso das motas com o capacete não. Penso que seja apenas por isto e não porque não gostem de nós. :wink:

Abraço e espero ter ajudado.

REC HELMET FACEBOOK
https://www.facebook.com/pages/Rec_Helm ... e=bookmark

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 jul 2014, 14:28 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 16 abr 2014, 14:34
Moto Actual: NC700X
Boa tarde
Na BP quer seja de carro ou moto pedem sempre para pagar adiantado ou deixar um doc. Isto é na minha zona. Tirar o capacete eu como normalmente tiro nunca me pediram :D

Resposta com citações  
Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 2   [ 37 mensagens ]
Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.