Data/Hora: 22 jun 2018, 06:39

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 14 mensagens ]
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: [Dúvida] Que mota posso conduzir?
MensagemEnviado: 05 fev 2010, 10:27 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 21 nov 2009, 22:56
Boas!

Ando a tirar a carta de mota e estava com ideias de comprar uma hornet, mas só que já me disseram que depois de tirar a carta, durante 2 anos só posso conduzir motas até 250cc é verdade?
Já tenho carta de carro vai fazer 3anos e este ano faço 22 anos de idade.... não sei se isto altera alguma coisa.

Cumps fico á espera de uma resposta!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Dúvida] Que mota posso conduzir?
MensagemEnviado: 05 fev 2010, 11:08 
Administrador
Administrador

Registado: 10 abr 2009, 16:06
Moto Actual: Hornet 600 FX
Boas, eu não estou muito a par das leias neste momento...
Mas penso que a partir dos 21 podes conduzir qualquer mota... os 2 anos acho que seja para pessoas com menos de 21 anos ;)... Venha a hornet... :mrgreen:

Abraço e boas curvas

http://www.facebook.com/HORNETPORTUGAL

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 05 fev 2010, 12:15 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 29 jul 2009, 13:05
Boas...

Então é assim:

Só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16 KW/kg, quem:

a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir ou

b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW.

Portanto, e para concluir:
O facto de teres carta de carro há quase 3 anos, não interessa para nada porque são categorias diferentes.
Como tens 21 anos, já podes tirar carta para categoria AP (que te possibilita conduzir qualquer mota) desde que faças exame de condução em mota com potência igual ou superior a 35KW, isto é, uma de 500cc.
Caso contrário, apenas podes conduzir até 250cc, durante 2 anos.
De certeza que na escola de condução te deviam ter informado destas coisas...

Boa sorte.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 05 fev 2010, 12:26 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

pois é isso faço exame na cb 500! Afinal smp posso ter a hornet :)
É que isto ontem surgiu numa conversa com pessoal amigo e eu depois fiquei mesmo na dúvida.

Mas sendo assim só posso fazer o exame condução quando já tiver 22anos para ficar logo habilitado a conduzir de 500cc para cima?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 05 fev 2010, 12:42 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 29 jul 2009, 13:05
Parece-me q não precisas de ter os 22 para fazer exame. Quando dizem 21 deve querer dizer pelo menos 21.
De qualquer das formas será melhor informares-te na escola de condução.
Com certeza que sabem essas particularidades todas...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 fev 2010, 16:02 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Boas!

Hoje fui la á escola de condução comprar o livro de codigo e perguntei isso e ela disse que como já me increvi com 21 anos fico habilitado a conduzir qualquer cc! Por isso venha a hornet! só espero que quando tiver a carta na mao ainda vá a tempo de comprar a mota do user Cesar Coriolano 8)

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 fev 2010, 16:37 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 26 ago 2005, 12:10
Moto Actual: Hornet 600 FX 1999/CBR 1000 rr
Tópico movido :wink:

Imagem

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 abr 2010, 00:02 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 09 fev 2010, 01:37
Amigo, o facto de teres 22 anos não interessa nada!!! A questão é que tipo de carta queres tirar. Isto é, até podes ter carta de pesados ou atrelados há 40 anos, o problema é que para motos tens 2 alternativas, a categoria AL (digamos que a 250cc) e a AP (digamos que a 500cc). Se optares pela AP (visto que já tens pelo menos 21), ficas habilitado a qualquer cilindrada. Se optares pela AL (apesar de já teres mais que 21), apenas podes conduzir motos até 250 cc, isto durante 2 anos e passado esse tempo ficas automaticamente habilitado a conduzir qq moto. Como vês, mesmo uma pessoa com mais de 21 anos pode optar pela cilindrada mais baixa, não é a idade que o habilita a conduzir logo uma moto de maior cilindrada. Espero ter sido claro.
Abraço a todos.

Hoje fui la á escola de condução comprar o livro de codigo e perguntei isso e ela disse que como já me increvi com 21 anos fico habilitado a conduzir qualquer cc! Por isso venha a hornet! só espero que quando tiver a carta na mao ainda vá a tempo de comprar a mota do user Cesar Coriolano 8)[/quote]

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 jan 2013, 18:33 
Aspirante a Vespinha
Aspirante a Vespinha

Registado: 28 dez 2012, 15:16
Moto Actual: honda pcx
nipaipo Escreveu:
Amigo, o facto de teres 22 anos não interessa nada!!! A questão é que tipo de carta queres tirar. Isto é, até podes ter carta de pesados ou atrelados há 40 anos, o problema é que para motos tens 2 alternativas, a categoria AL (digamos que a 250cc) e a AP (digamos que a 500cc). Se optares pela AP (visto que já tens pelo menos 21), ficas habilitado a qualquer cilindrada. Se optares pela AL (apesar de já teres mais que 21), apenas podes conduzir motos até 250 cc, isto durante 2 anos e passado esse tempo ficas automaticamente habilitado a conduzir qq moto. Como vês, mesmo uma pessoa com mais de 21 anos pode optar pela cilindrada mais baixa, não é a idade que o habilita a conduzir logo uma moto de maior cilindrada. Espero ter sido claro.
Abraço a todos.

Hoje fui la á escola de condução comprar o livro de codigo e perguntei isso e ela disse que como já me increvi com 21 anos fico habilitado a conduzir qualquer cc! Por isso venha a hornet! só espero que quando tiver a carta na mao ainda vá a tempo de comprar a mota do user Cesar Coriolano 8)
[/quote]

acho que estas enganado... no codigo refere-se a kw e nao a cc.

se ele tem carta AP(250cc como voces chamam) essa carta AP da para conduzir ate quantos kw? 25 ou 35kw? se uma hornet tiver 25kw e ele tiver a carta AP ele pode conduzir a hornet

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 jan 2013, 13:49 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

Registado: 06 Oct 2012, 07:46
Moto Actual: Hornet 600 2004
joaoremedios Escreveu:
nipaipo Escreveu:
Abraço a todos.

se ele tem carta AP(250cc como voces chamam) essa carta AP da para conduzir ate quantos kw? 25 ou 35kw? se uma hornet tiver 25kw e ele tiver a carta AP ele pode conduzir a hornet[/quote]

estás a trocar a AP pela AL... é assim quem tirar a carta AL apenas pode conduzir motas até 25kW e até 0,16 kW/kg. isto durante dois anos, após esse tempo pode conduzir qualquer motociclo. se a hornet tiver 25kW no livrete n ão ha qualquer problema. se tiver mais então aí legalmente não podes conduzir a mota com carta AL (sei que há algumas que vêm com 25kW no livrete!).
quem tirar a carta AP tem que ter mais de 21 anos. mas aí pode conduzir qualquer motociclo.

espero ter ajudado

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 jan 2013, 16:24 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 17 jun 2008, 20:28
Moto Actual: Hyper 821
Jovim Escreveu:
joaoremedios Escreveu:
nipaipo Escreveu:
Abraço a todos.

se ele tem carta AP(250cc como voces chamam) essa carta AP da para conduzir ate quantos kw? 25 ou 35kw? se uma hornet tiver 25kw e ele tiver a carta AP ele pode conduzir a hornet

estás a trocar a AP pela AL... é assim quem tirar a carta AL apenas pode conduzir motas até 25kW e até 0,16 kW/kg. isto durante dois anos, após esse tempo pode conduzir qualquer motociclo. se a hornet tiver 25kW no livrete n ão ha qualquer problema. se tiver mais então aí legalmente não podes conduzir a mota com carta AL (sei que há algumas que vêm com 25kW no livrete!).
quem tirar a carta AP tem que ter mais de 21 anos. mas aí pode conduzir qualquer motociclo.

espero ter ajudado[/quote]

Atenção que a partir deste ano as regras mudaram um bocado !!!

IMTT: "É introduzida uma nova categoria de motociclos, a A2, que permite conduzir motociclos de potência máxima de 35 kw e que pode ser obtida a partir dos 18 anos;

A idade para obtenção direta da categoria A, para condução de motociclos de grande cilindrada, passa para os 24 anos, podendo contudo esta categoria ser obtida a partir dos 20 anos pelos titulares de carta de condução da categoria A2, com pelo menos 2 anos de experiência."

cumpz

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 jan 2013, 19:11 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

será que é assim? eu tenho um amigo que está a tirar a carta de mota e que ainda não tem 24 anos e nunca teve carta de mota. isso também o vai afectar? ele vai ficar com que carta? (está a ter aulas numa cb500)

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 jan 2013, 00:15 
Horneteiro
Horneteiro

Registado: 17 jun 2008, 20:28
Moto Actual: Hyper 821
Jovim Escreveu:
será que é assim? eu tenho um amigo que está a tirar a carta de mota e que ainda não tem 24 anos e nunca teve carta de mota. isso também o vai afectar? ele vai ficar com que carta? (está a ter aulas numa cb500)

Se a inscrição nas aulas foi em 2012 esta safo! As regras novas so se aplicam às pessoas que se increveram em 2013 !

cumpz

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 jan 2013, 01:57 
Aspirante a Vespa
Aspirante a Vespa

ah ok então! por acaso essa não tinha mesmo a noção!

Resposta com citações  
Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 14 mensagens ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.