Data/Hora: 18 nov 2018, 01:09


Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 4 mensagens ]
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Regresso à Chuva!
MensagemEnviado: 15 set 2015, 20:09 
Vespinha
Vespinha
Avatar do Utilizador

Registado: 26 jul 2015, 23:12
Mensagens: 57
Localização: Leiria-Amadora
Moto Actual: Hornet 600 (F7)
Já estava era com saudades de chuva ](*,)

Caem umas pinguinhas em Lisboa, o IC19 ganha mais 3 faixas azuladas de óleo de cada lado, e eu que troquei de uma 125 coreana prá Hornet à 2 meses,tremo um bocadinho.
Felizmente carreguei as calças impermeáveis na mochila antes de sair pro trabalho!
Devagarinho e tudo tranquilo com a exceção da subida a um passeio de paralelo, um cheirinho de acelerador só pra subir, tá logo a patinar.
Mas pronto, primeiro dia a andar à chuva com o motão com sucesso :-)

Fez-me lembrar, e vocês?
Truques, dicas, equipamento e histórias à chuva?

Boas curvas (em estrada seca)!


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Regresso à Chuva!
MensagemEnviado: 15 set 2015, 20:31 
Vespinha
Vespinha
Avatar do Utilizador

Registado: 08 ago 2013, 18:14
Mensagens: 51
Moto Actual: Hornet F8
Nem me digas nada! Saio do trabalho, pego na mota e pimba! Começa a chover e eu com as calças dentro da mochila!
Transito caótico!!!!!! Um trajecto que normalmente faço em 15 minutos , demorei 30.
@Lezirian - truques e dicas? Anda devagar , evitar as poças e todo o que não seja alcatrão.

abraço e boas curvas!


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Regresso à Chuva!
MensagemEnviado: 16 set 2015, 00:10 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 10 abr 2009, 16:06
Mensagens: 6540
Localização: Alhos Vedros
Moto Actual: Hornet 600 FX
Não me lembro da primeira vez.. [:lol:]

Dicas..

- andar devagar
- ter cuidado com as travagens bruscas
- aumentar a distância entre veículos
- as curvas ter muita cautela
- proibido circular nos carris do eléctrico
- ter os pneus em boas condições
- para quem é crente - faça uma reza :prayer: _ala_

No entanto já temos um grande tópico a falar sobre isso: http://forum.hornetportugal.com/viewtopic.php?f=22&t=811

Abraço e boas curvas

Depois irei juntar este topico ao mais antigo. :wink:

_________________
Imagem

http://www.facebook.com/HORNETPORTUGAL


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Regresso à Chuva!
MensagemEnviado: 16 set 2015, 09:04 
Horneteiro
Horneteiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 jul 2009, 10:58
Mensagens: 2332
Localização: Oeiras
Moto Actual: Hornet F9 White
Strangept Escreveu:
Não me lembro da primeira vez.. [:lol:]

Dicas..

- andar devagar
- ter cuidado com as travagens bruscas
- aumentar a distância entre veículos
- as curvas ter muita cautela
- proibido circular nos carris do eléctrico
- ter os pneus em boas condições
- para quem é crente - faça uma reza :prayer: _ala_

No entanto já temos um grande tópico a falar sobre isso: http://forum.hornetportugal.com/viewtopic.php?f=22&t=811

Abraço e boas curvas

Depois irei juntar este topico ao mais antigo. :wink:



Adicionando ao Strange e SFMBR:

Cuidado com as linhas brancas, passadeiras e tampas de esgoto.. são tipo gelo e qualquer coisa semelhante a travar ou acelerar com as rodas em cima disso vai dar chão ou um aviso bem escorregadio.

Para a chuva, quando ia todos os dias de mota para o trabalho, tinha sempre sobre(casaco-calças-botas) comprado tudo no chinês, ou seja, ebay. Duram-te um ano e depois começam a esfarelar-se e cheiram a petróleo... mas mantêm-te seco. Para as mãos usava, ou luvas de cozinha, tipo vileda, por dentro das luvas normais.. também tentei luvas vileda XXL por fora das luvas normais (mas acabavam por se romper ao fim de 1 mês máximo) em todo o caso e para desenrascas tinha sempre 4 ou 5 sacos estilo continente que podia usar para atilhar às mãos e/ou botas... E isto para os dias de chuva forte..
Com o equipamento acima descrito a única água que sentes é a do suor, pois de tens de andar no meio do transito à chuva... vais suar!

O capacete, fechava sempre as entradas de ar superiores e deixava a viseira aberta só 1 milimetro ou 2 com chuva leve a moderada.. com chuva forte viseira fechada para não correr água plo lado de dentro...
Em qualquer dos casos terás um bom treino da apneia pois faças o que fizeres e/ou metas o que meteres na viseira.. ela vai embaciar mas há alguns truques:
- para desenrascar - cuspo espalhado no lado de dentro da viseira retarda a condensação (não é aquela cuspidela puxada ao fundo da garganta, é aquela com saliva e sem excessos lol)
- mais eficiente - pinlock com membrana anti-embaciamento
Para quem usa óculos graduados.. como eu.. ou é da viseira ou é das lentes... tens mesmo de criar controlo cardio respiratório e fazer apneia ou com a cara tapada pelo capacete fazeres a figurinha de dobrar os lábios/boca e soprar/respirar a apontar para baixo

Para o frio que se nota em especial nas mãos e zona do pescoço e cara.. tens buffs (aquelas mangas de tecido elástico) que podes enrodilhar à volta do pescoço a partir de dentro do casaco e esticar um pouco para te apanhar a zona da face.. e tens luvas interiores, normalmente em algodão mas também há em seda no ebay. estas últimas são as melhores pois nem sentes a diferença na condução.

Para o vento, recomendo-te muita precaução pois é mais perigoso que a chuva.. modera a velocidade, e guarda maior distancia entre ti e os carros seja para a frente, trás e até dos lados.. se o vento for muito forte agacha-te na mota .. vais a 80km como se fosses o Rossi a 300.. não faz mal, pois com vento agachado tens muito melhor controlo.. falamos daquele vento forte que por vezes tem rajadas... umas vem de um lado e de repente vem do outro...

À chuva, regra geral, deves fazer-te ver e ouvir!
Para além de manteres distancias deves também contar com as manobras e medir os ângulos mortos dos outros condutores.. eles vão enfiados na lata com os vidros embaciados e espelhos todos pintalgados.. e não vão conduzir à procura de "onde estará aquele motard maluco?"
Iluminação da mota tem de estar toda a funceminar, e usa os piscas como se fossem lâmpadas doidas e esbaforidas . todas as mudanças de trajectoria, faixa etc PISCAS... vais plo meio dos carros 4 PISCAS e/ou dando toques de máximos
Fazer-te ouvir é pegares no DB_killer e dares-lhe férias de inverno.. a mota tem de ter ronco à chuva.. tem MESMO.. pensa assim.. quanto mais chuva mais ronco!
Dar gazada de volta e meia e em especial quando vais pelo meio de filas de transito à chuva.. vais dando uma gazada aqui outra ali e os enlatados lá vão sabendo que "vem ali outro doido..."

E "prontos" por agora é tudo o que me lembrei :wink: Boas curvas e vai com cuidado!

_________________
Hornet 600cc F9 => 40000Km @ 5,75L/100 =>Diário de Bordo, a vida de um motard desajeitado!
I'm bad and that's good, I will never be good and that's not bad!(Citação de: Wreck-It Ralph)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 4 mensagens ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  


Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.

Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
twilightBB Style by Daniel St. Jules of Gamexe.net

Traduzido por phpBB Portugal