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 Assunto da Mensagem: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 17 jul 2014, 12:25 
Vespinha
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Boas,

Sei que muitos já sabem isto que vou dizer, mas na minha opinião nunca é demais relembrar e sensibilizar todos os motociclistas que andam frequentemente na estrada.
Sempre que andamos nas nossas meninas estamos sujeitos a acidentes graves que podem mudar radicalmente a nossa vida ou mesmo por um termo nela. E isto tem que estar sempre bem presente no nosso pensamento, a toda a hora e momento. Se o fizerem vão andar mais atentos e de forma mais cuidadosa e consciente. Ter uma mota não é para todos. Aqueles que já são naturalmente "picões" em carros..nas motas o mais provável é morrerem num prazo de 5 anos (dados estatísticos).

Durante a minha vida (que não é muito longa..tenho apenas 27 anos) já tive vários acidentes de mota..alguns deles por minha culpa outros por culpa de outros...e de todos eles tirei a mesma conclusão. O nosso corpo é muito frágil quando comparado com asfalto, rails de proteção, outros carros, etc..é tipo um ovo contra um taco de basebol.

Para mim as boas práticas de segurança começam em casa mesmo antes de pegarmos na mota. Seguem alguns conselhos que considero pertinentes partilhar convosco.

- Sair de casa com o capacete (viseira) sempre limpa. Verifiquem se não tem a viseira riscada...os ricos afetam a nossa visibilidade mais do k s possa pensar. A viseira não deve ser perceptível, ou seja, deve andar sempre tão limpa que nem parece que está lá.
- Equipamento de segurança: Sim..talvez seja o mais importante na hora de andar de mota...calções, t-shirts, caviadas e sapatos/ténis com cordões visíveis não são para andar de mota. MESMO! Essa roupa é para passear a pé ou de carro. Andar de mota com estas vestimentas é pedir por favor para acontecer um azar. Invistam em equipamento de segurança: Calças, Botas rígidas, Casaco e luvas. Eu prefiro o couro porque é bastante mais resistente à abrasão que a cordura, no entanto também tem as suas desvantagens por ser mais pesado, não é impermeável e requer manutenção mais dispendiosa (tratamento do couro, lavagens, etc.). Quem prefere a cordura, invistam num casaco que tenha o mínimo de proteções -> Cotovelos, Ombros e Ante braço. E quando falo em proteções não são aquelas esponjas dos casacos da sportzone..são proteções a sério...tipo titânio, kevlar ou semelhante.
Botas, calças e luvas também são de extrema importância. Para terem uma ideia numa queda a 70 totalmente equipados podem sair ilesos ou com pequenos hematomas..já sem equipamento esperem ficar em casa de molho com lesões que podem ser de alguma gravidade. Andem SEMPRE equipados. O equipamento está para a mota como o cinto de segurança para o carro. Sei que por vezes pode ser desconfortável por causa do calor..mas mais vale suar do que ficar sem pele :).

- Cuidados a ter com a mota:
-Verifiquem frequentemente a pressão e o estado dos pneus..afinal de contas são estes dois pedaços de borracha que nos permitem andar convenientemente..pneus em mau estado (carecas) ou com pouca pressão podem por-nos em muito maus lençóis. É preferível dispender de 200€ em pneus novos do que 500€ em taxas moderadoras, medicamentos e ligaduras (fora os estragos da mota que são tudo menos baratos).
- A cada 500km +/- devem lubrificar a corrente. A corrente deve ser lubrificada no interior dos elos e não por fora. Caso lubrifiquem por fora, para além de não o estarem a fazer corretamente vão sujar tudo; jante, matricula, o gajo que vai atrás, etc.
- O funcionamento das luzes também é muito importante. Verifiquem regularmente o funcionamento dos piscas, máximos, médios, luzes de travão, etc. Principalmente quando vão fazer uma viagem grande.
- Certifiquem-se que todos os níveis estão dentro dos limites impostos pelo fabricante: óleo do motor, óleo dos travões, liquido refrigerante, com regularidade.

Conselhos úteis na altura de andar de mota:

- Estamos em desvantagem..sempre e em qualquer situação somos o elo mais fraco do trânsito. Tenha isto bem presente.
- Passadeiras, tampas de esgoto, paralelos, linhas de marcação, manchas esquisitas, carris... EVITAR A TODO O CUSTO! Esteja sol ou chuva evitem travar em cima destes elementos que referi.
- Deem o exemplo! Que os enlatados não respeitam ninguém já todos sabemos. Façam diferente..façam por serem diferentes. Respeitem não só os enlatados mas também os peões. Cedam sempre a passagem em cruzamentos, saídas de garagens ou estacionamentos com pouca visibilidade. Mais vale parar e esperar 10 segundos do que não ser visto e levar com um carro nas pernas (como já me aconteceu). Não tenham pressa para morrer que vida só temos uma.
- Antes de manobras de ultrapassagem verifiquem sempre o retrovisor do carro...ao ver o retrovisor conseguimos também ver o seu condutor e prever as suas reações. Consegue-se ter a percepção se eles nos viram ou não através dos seus retrovisores. E claro usem também os vossos retrovisores e deem sempre a espreitadela por cima do ombro quando mudam de faixa.
- Ultrapassar pela direita = Idiotice completa.
- Agradeçam sempre que um condutor vos ceda a passagem. Todos nós gostamos de ser elogiados e/ou felicitados quando fazemos algo bem feito. Desta forma vamos estar a educar de uma forma correta os condutores de enlatados. Se vos deixam passar, agradeçam. Vão estar a contribuir para um mundo melhor com mais respeito e reconhecimento.
- Em trânsito cerrado e quando circulamos pelo meio das faixas..liguem os 4 piscas. Ao terem os 4 piscas ligados..as luzes cintilantes vão chamar a atenção aos condutores. Vão ver que muitos deles (os mais inteligentes) até se vão arrumar para vos deixarem passar. Podem também ir dando máximos (tac,tac,tac tac, tac,tac, tac tac) para aumentarem a probabilidade de serem vistos. Um bom escape também é recomendado já que vão ouvir melhor as nossas babes a se aproximar.
- Circulem devagar. Todos nós sabemos a potência de aceleração que as nossas meninas têm e a tusa k dá ouvi-las a gritar..mas não precisam de andar sempre em altas. Especialmente quando as estradas estão com mais pessoal. Se querem leva-las ao corte..acordem sábado ou domingo às 09.30 e vão ver que vão ser dos poucos a utilizar as estradas...principalmente auto estradas. Respeitem os sinais de trânsito..eles estão lá por alguma razão. Ignorar um sinal de curva apertada com o limite de 60 e fazê-la a 110...só pode querer dizer uma coisa.
- Reduções e travagens. Em motas sem ABS é preciso ter cuidado redobrado já que uma égua pode acontecer inesperadamente ou mesmo uma derrapagem com o pneu da frente. Também é importante travar SEMPRE antes das curvas. Travar dentro das curvas é um pedido de beijinho ao alcatrão já que o atrito dos pneus nas curvas é significativamente reduzido e a força centrífugas também é maior. Quando às reduções...uma redução dentro de uma curva também é perigosa pois o pneu traseiro pode perder tração...Quando maior a rotação (RPM) antes da redução pior é.
- Paragens: Quando param num semáforo não parem no centro da via. Parem sempre mais à direita junto ao passeio, pois caso se o carro de trás não travar a tempo tem menos probabilidade de vos atingir. E isto também irá facilitar as manobras para os veículos longos como autocarros que fazem a curva a 90º. Dá-lhes mais espaço de manobra. Também é importante ter em atenção onde se coloca o pezinho..pk s a borracha da bota tiver gasta..basta um flyer...uma folhita de outono ou um bocadito de óleo para caírem para o lado. O mesmo acontece em bombas de gasolina..cuidado onde colocam o descanso da mota :D

Por fim...mas não menos importante...não bebam nem se droguem antes de andar de mota! Uma cerveja ok..dois baldes já é evitável! Para além de nos sentirmos o Valentino Rossi em cima da mota, todos os nossos reflexos são reduzidos substancialmente. Em situação de perigo o tempo de reação também aumenta o que se pode traduzir em acidente.
Fumar cacetes antes de andar de mota também não é muito conveniente..pois o THC atua como um relaxante muscular..tornando-nos mais lentos,pastelões e menos atentos aos perigos.

Penso que é tudo...desculpem o testamento e se o tópico foi colocado no local errado.

Um abraço a todos os horneteiros e cuidado na estrada!!


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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 17 jul 2014, 14:11 
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Apesar de extenso, é um bom texto! :partyman:

Abraço e boas curvas

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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 17 jul 2014, 14:43 
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Sim é extenso..peço desculpas pelo testamento mas acho que nunca é de mais dar pressão psicológica no que toca a prevenção e segurança! [:lol:]

Abraços


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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 17 jul 2014, 14:53 
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Isso é verdade ... Só existem dois tipos de motards: Os que já cairam e os que vão cair por isso ..
Equipamento nunca é de mais!! E juizo a andar de verão, sabe bem o ventinho mas o alcatrão agarra melhor a pele também :lol: :mrgreen:

Abraço e boas curvas

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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 06 mar 2015, 13:40 
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Registado: 18 jun 2012, 18:07
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Concordo, nunca é demais relembrar.

Abraço e boas curvas

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Muita força de vontade e alguma vontade de fazer força![/color]
Ricardo


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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 08 mar 2015, 21:02 
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muito bom muito bom mesmo


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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 14 mar 2015, 14:31 
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Muito bom este tópico!


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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 31 mar 2015, 22:41 
Horneteiro
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Registado: 07 jun 2009, 18:30
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Sim, recomendo a leitura.
Há aí várias situações que infelizmente sei o que é
e o lamber do alcatrão infelizmente sei que tem um sabor amargo
e um pouco (ligeiramente) efeito de lixa!
Subscrevo todas as palavras acima mencionadas e sim, temos de andar com o triplo da atenção na estrada.


Boas curvas!

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Dois braços, duas mãos, duas pernas e dois pés...4 rodas??!! Para quê complicar???!!!
Só um cão que viaja à janela é que compreende um motard ao vê-lo passar!!!
Boas Curvas a todos e todas!!!


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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 01 abr 2015, 11:53 
Aspirante a Vespão
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Registado: 11 set 2013, 21:06
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Excelente tópico. Parabens e um abraço ao Peter Pan que tem andado desaparecido...nem uma foto nova da Cruella nem nada. Abraço amigo Peter

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Os Amigos não caem do ceu...vêm de Mota


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 Assunto da Mensagem: Re: Dicas para uma condução segura
MensagemEnviado: 01 abr 2015, 20:35 
Horneteiro
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Registado: 07 jun 2009, 18:30
Mensagens: 2595
Localização: Lisboa
Mustang77 Escreveu:
Excelente tópico. Parabens e um abraço ao Peter Pan que tem andado desaparecido...nem uma foto nova da Cruella nem nada. Abraço amigo Peter



Outro my friend, outro!
Haveremos de nos encontrar por aí em breve... :wink:

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